SóProvas


ID
5044330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tendo em vista o comportamento recente da economia brasileira e os impactos relacionados à previdência social e à dinâmica da dívida pública, julgue o próximo item.


O financiamento das despesas de saúde e assistência social pela arrecadação com as receitas gerais (não previdenciárias) vem se deteriorando e ficando insuficiente nos últimos anos.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 


    Desde 2015 o Brasil vem passando por dificuldades no campo fiscal. Com alta dívida, o país é obrigado a cortar investimentos e contrair os gastos o que impacta na população, que fica sem serviços públicos a seu dispor. 

    Saúde e assistência social são duas áreas bastante sensíveis para a população brasileira e que tiveram seu financiamento diminuídos nos últimos anos. 

    Mas isso também ocorre com outras áreas, como a educação e a produção de pesquisas científicas. 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Questão sobre resultado fiscal e orçamento público.

     

    Está certo, pessoal!

     

    Esse é o tipo de questão que o examinador coloca na prova estando ciente dos dados, mas que nós podemos acertar apenas com bom senso e conhecimento conjuntura econômica atual.

     

    Bastaria termos em mente que viemos incorrendo em déficit primário ano após ano desde 2014.

     

    Ou seja, 2013 foi o último ano em que o governo central teve superávit primário e, ainda assim, já vinha em tendência de queda.

     

    É fácil notar que numa situação de deterioração das contas públicas, o financiamento de QUALQUER despesa através da arrecadação de receitas gerais vem se tornando insuficiente.

     

    Isso vale para despesas de saúde e assistência social, mas vale também para despesas com educação e outras tantas.