SóProvas


ID
5044765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação à calagem e à aplicação de corretivos em um solo pobre em fósforo, com elevada acidez, com alta saturação por alumínio e com baixa capacidade de troca catiônica, julgue o item a seguir.


Recomenda-se a utilização da calagem com o objetivo de neutralizar o alumínio e fornecer, simultaneamente, cálcio e magnésio para a nutrição das plantas.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão está no box de resolução de questões no meu canal, acesse: <https://www.youtube.com/channel/UCZHx6hySOi668GO11IlmRKg>

  • Os solos brasileiros, em sua maioria, são ácidos, com pH abaixo de 6,0. Esses solos, além de apresentarem, geralmente, elementos tóxicos às plantas, como o alumínio. Nos solos ácidos, o desenvolvimento de microrganismos é bastante reduzido, principalmente de bactérias fixadoras do nitrogênio atmosférico (Bertoni & Lombardi Neto, 2010) e geralmente apresentam alumínio e manganês em nível tóxicos, além de deficiências de cálcio, magnésio e fósforo (Veloso et al., 1992).

    O cultivo agrícola dos solos ácidos exige a aplicação de corretivos agrícolas, os quais ao elevarem seu pH, neutralizam o efeito dos elementos tóxicos e fornecem cálcio e magnésio como nutrientes. Nesse sentido, o calcário, especialmente o dolomítico, é o mais utilizado devido à sua relativa frequência e abundância e por constituir fonte de Ca e Mg.