CERRADO
↳ É o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil, compreendendo cerca de 22% do território brasileiro. Caracteriza-se por ser uma região de savana, estendendo-se por cerca de 200 milhões de quilômetros quadrados. Possui uma formação vegetal de grande biodiversidade e grande potencial aquífero, no entanto, é considerado atualmente o segundo bioma do Brasil mais ameaçado.
[...]
Flora e Vegetação:
↳ O Cerrado é reconhecido como a savana com maior biodiversidade do mundo, abrigando cerca de 11.627 espécies de plantas nativas, sendo, aproximadamente, 4.400 espécies endêmicas (existentes apenas nesse bioma). Em razão da sua extensão, o bioma Cerrado não possui uma fitofisionomia (aspecto da vegetação de uma região) única. A vegetação é bastante diversificada, variando de formas campestres, como os campos limpos, a formações florestais densas, como os cerradões. Os fatores que possibilitam essa variedade de fisionomias está relacionado com os tipos de solo, tipos de clima e tipos de relevo nas regiões que abrigam o Cerrado.
[...]
Produção de BIOCOMBUSTÍVEIS:
↳ A partir de 2005, o cultivo de cana-de-açúcar para a produção de biocombustíveis tornou-se um novo fator de transformação da paisagem do cerrado. (CERTO)
[...]
Questões Cespianas:
1} O cerrado é comumente chamado de berço das águas devido à quantidade de nascentes encontradas nos seus limites e à sua contribuição hídrica às principais bacias hidrográficas da América do Sul. (CERTO)
2} A expansão de fronteiras agrícolas é a principal forma de degradação por ação antrópica que acomete atualmente o cerrado, savana mais rica do mundo em diversidade biológica. (CERTO)
*Em outras palavras,
➥ A expansão agrícola de grãos, em especial a soja, tem sido o principal impacto antrópico sobre o cerrado brasileiro, considerado um hotspot de diversidade biológica, o que confere ao bioma a qualidade de savana mais rica do mundo.
[...]
____________
Fontes: Brasil Escola; Alunos do Projetos Missão; Colegas do QC; Questões da CESPE.
O cerrado é considerado “berço das águas”, pois suas nascentes desempenham papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos do país, vertendo águas para três importantes bacias hidrográficas: a do Paraná/Prata, a do São Francisco e a do Tocantins/Araguaia (Lima, 2011).
Além disso, o Cerrado é considerado um hotspot mundial de biodiversidade, apresentando elevada abundância de espécies endêmicas (Klink & Machado, 2005; Myers et al., 2000).