SóProvas


ID
5045188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com base nas características dos biomas brasileiros, julgue o item a seguir.  


O pantanal, maior planície inundada do planeta Terra, apresenta regime de inundações associado à estação chuvosa do bioma.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A biodiversidade do Pantanal, maior superfície alagável do planeta, está ligada ao regime das inundações da região, e não à estação chuvosa do bioma. A fauna e a flora são impactadas diretamente por esse período que proporciona a renovação e sobrevivência das espécies.

    Obs: As inundações variam entre 6 e 12 meses.

    ________

    Bons Estudos.

  • Creio que o erro da questão é: maior planície inundada do planeta Terra. Na verdade é uma planície alagável, que sim, seu regime de inundações ocorrem principalmente devido as estações chuvosas na região. O próprio conceito de inundação tem relação como o regime de chuvas.

  • questão bugada A partir de novembro, com o início do trimestre chuvoso nas regiões altas da bacia hidrográfica, sobe o nível dos rios, provocando as enchentes na planície. Em maio, as chuvas param e as águas começam a baixar lentamente.
  • com certeza há outras planícies maiores que são inundadas.
  • Uma boa alma depois poderia dá um alô pra essa questão. Ainda não entendi se o erro é porque é alagada e não inundada ou porque o erro foi em citar a estação e não a região.

  • O Pantanal é a maior planície alagada do mundo. E o regime de chuvas dita o regime de inundações. Não sei onde está o erro da questão.

    chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=http%3A%2F%2Flsie.unb.br%2Fugb%2Fsinageo%2F6%2F3%2F132.pdf&clen=270146&chunk=true

  • "O pantanal, maior planície inundada do planeta Terra, apresenta regime de inundações associado à estação chuvosa do bioma."

    O erro está em afirmar que é uma planície inundada, o termo correto é alagável.

    Ocorre nos períodos de chuvas intensas quando os níveis dos rios se elevam...

  • Ainda tentando entender o erro da questão, sendo que inundada e alagada são sinônimos e as inundações acontecem devido às chuvas que ocorrem com frequência.

    Por que o Pantanal alaga?

    De forma geral, as chuvas ocorrem com maior frequência nas cabeceiras dos rios que deságuam na planície. Com o início do trimestre chuvoso nas regiões altas (a partir de novembro), sobe o nível de água dos rios, provocando as enchentes.

    O mesmo ocorre paralelamente com o rio Paraguai, não havendo como escoar toda a água acumulada. As águas se espalham e cobrem, continuamente, vastas extensões em busca de uma saída natural, que só é encontrada centenas de quilômetros adiante, no encontro com o rio Paraná, que deságua no rio da Prata e este, no Oceano Atlântico, fora do território brasileiro. As cheias chegam a cobrir até 2/3 da área pantaneira.

    fonte: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/bioma_pantanal/

  • O bioma Pantanal é a maior planície inundável do mundo.

  • Não vejo muito sentido em falar de de regime de inundação em uma planície que está constantemente em um estado de inundação. Se está inundado, está inundado constantemente e não seguindo um regime de inundação. Claro, pode variar o nível de expansão da margem inundada, mas é uma constância.

    Vejo que está errado por não ter sentido.

    Outra coisa:

    • enchente (do verbo encher) significa aumento do nível do curso de água, SEM EXTRAVAZAMENTO para fora das margens do canal (em outras palavras o rio enche)
    • Inundação (inundar é sinonimo de transbordar, pelo dicionário) é quando o enchimento supera a cota de altura das margens e extravasa para fora, inundando as planícies que circundam o canal do curso de água.
    • Já o alagamento é derivado de mal funcionamento de intervenções antrópicas, como por exemplo má dimensionamento das estruturas de drenagem, causando acúmulo de água em regiões específicas.

    Dessa forma os 2 primeiros indicam uma situação NATURAL, típica das dinâmicas hidrológicas do meio ambiente enquanto que o terceiro menciona uma situação de causa antrópica.