-
letra a
A hipótese do agenda setting, que em definição simples é "... um tipo de efeito social da mídia. É a hipótese segundo a qual a mídia, pela seleção, disposição e incidência de suas notícias, vem determinar os temas sobre os quais o público falará e discutirá" (Barros Filho, 2001, p. 169).
Gatekeeper - "O termo se refere ao processo de filtragem e seleção das notícias operado por jornalistas, geralmente editores, que decidem qual(is) fato(s) ocorridos pode(m) virar notícia, ou seja, pode(m) compor o noticiário. O gatekeeper, ou seja, o jornalista que opera o gatekeeping atua como guardião da cancela, a metáfora do porteiro do fluxo de informação. O controle do fluxo de informação ocorre porque o volume de fatos é bem maior que o espaço noticioso dos meios de comunicação." Dicionário da Comunicação. Ciro Marcondes Filho (org.). 2.ed. São Paulo: Paulus, 2014.
-
Framing: um desdobramento do agenda setting
É impossível tratar do framing sem antes abordar a relação existente com o agenda setting. Ambos são indissociáveis um do outro. Para tanto, é imprescindível defini-los separadamente. O agendamento parte da hipótese de que a agenda dos meios ‘a partir da seleção, disposição e incidência de sua noticias’ (BARROS FILHO, 1995, p. 167) influencia na agenda pública. Por outro lado, o framing ou enquadramento tem como hipótese a ideia de que a mídia tem o poder de dizer como a população vai pensar os temas enquadrados.
www.observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/uma-analise-de-enquadramento/
-
Frame Temporal = tempo de agendamento da mídia (quanto tempo a mídia passa noticiando) + agenda do público (tempo que o público debate e discute aquele tema agendado pela mídia).
Time lag = Espaço de tempo que o público leva para ser agendado pela mídia.
O agendamento ainda pode ser "intrapessoal" (individuo) ou interpssoal (que é discutico em grupos).
Obras jornalísticas, uma sintese - VestCOm.