letra d
A Corrente Funcionalista aborda hipóteses sobre as relações entre os indivíduos, a sociedade e os meios de comunicação de massa. A partir de uma linha sociopolítica, tem como centro de preocupações o equilíbrio da sociedade, na perspectiva do funcionamento do sistema social no seu conjunto e seus componentes.
A) Escola de Frankfurt: severos tons de criticidade na sua análise da sociedade, também toma a comunicação como instrumento de manipulação e trabalha com o seu “em torno”, apoia-se no materialismo histórico e na economia política.
B) Estruturalismo: analisa o processo da comunicação centrando-se no eixo emissor-mensagem, busca dos invariantes para sua análise estrutural, lança mão da lingüística estrutural e da semiologia.
C) Teoria da Recepção: centra suas atenções no eixo mensagem-receptor, há uma nova produção na recepção, uma fruição da mensagem.
D) Funcionalismo: a comunicação vista como instrumento social, assume teores de manipulação e coerção, não aborda os mecanismos intrínsecos do processo, toma como disciplinas de apoio a ciência política, a sociologia e a psicologia.
E) Teoria da Informação: quantifica o processo de comunicação, restringe-se especificamente sobre a mensagem desconsiderando o seu contexto, apresenta características estatísticas e matemáticas.