Para Torquato (2002), a comunicação é prejudicada quando a
fonte de informação não está afinada adequadamente com as temáticas a serem
abordadas. Os problemas das fontes estão relacionados a quatro níveis da
comunicação: intrapessoal, interpessoal, grupal e coletivo.
Vamos analisar as alternativas:
a)
Errado. O nível intrapessoal
diz respeito à capacidade de o gerente codificar e decodificar a comunicação
internamente, segundo suas próprias condições intelectuais, físicas e
psicológicas.
b)
Errado. O nível grupal está
relacionado à comunicação entre grupos de pessoas, como em grupos de gerentes e
palestras interativas.
c)
Certo. No nível coletivo,
gerentes, superintendentes e diretores usam os meios clássicos de comunicação,
como jornais, revistas, boletins, para transmitir informações, sem interação e proximidade,
aos subordinados.
d)
Errado. Torquato (2002)
não considera o nível social em sua abordagem.
e)
Errado. O nível interpessoal
diz respeito à troca de mensagens entre duas pessoas, com códigos e referências
próximos.
Com base nessas explicações, podemos concluir que a
alternativa correta é a C.
Gabarito do professor: Letra C.
Bibliografia:
- Torquato, Francisco Gaudêncio. Tratado de
Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning,
2002.
Níveis
A unicidade do discurso organizacional se vincula também ao que se pode chamar de níveis de análise. Neste caso, trata-se de posicionar a comunicação num dos quatro níveis que contextuam os problemas de comunicação, a saber:
a) O nível intrapessoal, que estuda basicamente o comportamento do indivíduo, suas habilidades e atitudes.
b) O nível interpessoal, que estuda, além das variáveis internas de cada comunicador, as relações existentes entre as pessoas envolvidas, suas intenções e expectativas ante as outras, as regras dos jogos interpessoais em que poderão estar empenhados na ocasião. Isto é, nessa faixa, a preocupação seria com a maneira como determinados indivíduos se afetam mutuamente, por meio de intercomunicação e. desse modo, regulam-se e controlam-se uns aos outros.
c) O terceiro nível é chamado por Thayer de organizacional (3), mas preferimos chamá-lo de grupal e em relação ao nível pode-se levantar todo um repertório de situações envolvendo os grupos nas organizações, a partir, por exemplo, das características . apontadas por Lane e Sears, como dimensões do grupo, freqüência de contato, tempo de conhecimento e de trabalho, participação em decisões, centralismo grupal, coesão, saliência, clareza da norma grupal, homogeneidade etc. (4). Nesse nível, estão também incluídas as relações entre o sistema organizacional e os grupos sociais. Portanto, divisamos aqui uma dimensão de comunicação social, que consiste na possibilidade da organização, enquanto sistema, comunicar-se com outros sistemas.
d) O quarto nível de comunicação é o tecnológico e, também nesse caso, a preocupação dirige-se ao equipamento, ao aparelhamento e aos programas formais que geram, armazenam, processam, traduzem, distribuem e exibem dados. As questões referentes às linguagens dos canais, sua especificidade técnica devem ser devidamente estudadas dentro desse nível.
---------------------------
Coloquei que era Grupal e errei...
Gabarito: C
Resposta literal constante no livro do Torquato.
- Nível intra: diz respeito à capacidade de o gerente operar internamente a comunicação, ou seja, suas capacidades pessoais, físicas, psicológicas – determinam a eficácia do ato comunicativo. Ruídos como gagueira, fluidez de pensamento...afetam a condição e maximização do ato comunicativo.
2. Nível inter: comunicação entre dois interlocutores. É a chamada comunicação direta, bilateral, recíproca e privada. Nesse nível a comunicação não apresenta maiores problemas. Quando dois gerentes se comunicam entre si não há grandes dificuldades e ruídos. Já quando se comunica com um subordinado, a taxa de ruído pode apresentar alguma variação para mais ou para menos, normalmente menor que entre o gerente e o superior.
3. Nível grupal: este nível abarca reuniões, quando as comunicações ocorrem de maneira lateral (grupos de gerentes), e as palestras, quando um expositor apresenta um conjunto de informações para um grupo de pessoas.
4. Nível coletivo: trata da comunicação dos gerentes, superintendentes, diretores e usam os meios clássicos de comunicação organizacional (boletins, jornais, revistas) para transmitir mensagens aos seus públicos. Ocorrem muitos ruídos pela distância entre fontes e receptores. Bifurcação com a comunicação administrativa.