SóProvas


ID
504640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A segurança é um item de crescente preocupação da população brasileira. Esta preocupação é resultante

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra c

    Questão de interpretação, visto que é nítido a preocupação da sociedade brasileira com a segurança pública nos Estados e que assolam também as cidades do interior - fato antes inacreditável de ser concebido, pois tinha-se em mente que eram nas cidades grandes a maior concentradora do problema da segurança pública. Esse grave problemas culminou com o registrado em 2006, devido aos ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital).


    A crise na segurança pública no Brasil
    TEXTO: FERNANDO SALLA


    O ano de 2006 vai ficar gravado na História do Brasil como o ano que apresentou a maior crise no sistema de segurança pública, que atingiu em especial o Estado de São Paulo, o mais importante do país. Essa crise teve três capítulos até o momento. O primeiro deles, de 12 a 19 de maio; o segundo, de 11 a 17 de julho; e o terceiro, de 7 a 13 de agosto. O sistema penitenciário foi abalado por rebeliões, mas foram as ações fora do sistema que mais impressionaram: policiais e agentes penitenciários foram mortos, prédios públicos, como por exemplo bases de policiamento comunitário, delegacias, fóruns e também instituições privadas, como agências bancárias, supermercados, casas comerciais, foram alvos de bombas, granadas, coquetéis incendiários e tiros. Mais de duas centenas de ônibus foram incendiados. Uma equipe de reportagem da principal rede de TV do país foi seqüestrada.

    Esses atentados, que utilizaram táticas terroristas, foram ordenados por um grupo criminoso de dentro das prisões do Estado de São Paulo, conhecido como PCC (Primeiro Comando da Capital). Ele se formou por volta de 1993 no interior do sistema penitenciário e conseguiu, ao longo destes anos, um grande controle sobre boa parte da massa carcerária e sobre muitas atividades criminosas em diversas cidades do Estado.


    Um dos efeitos mais danosos da crise na área da segurança pública é ter aumentado a sensação de insegurança na população brasileira. Pesquisa produzida pelo jornal O Estado de S. Paulo e pelo IBOPE (divulgada em 29/08/2006) mostrou que 26% da população de São Paulo alteraram sua rotina de vida em função dos ataques do PCC. Mas, o mais curioso é que em todas as regiões do Brasil essas porcentagens (que variavam de 19 a 28%) praticamente se repetiram, ainda que os ataques tenham ocorrido quase que exclusivamente no Estado de São Paulo. Ou seja, o medo se alastrou por diversos Estados brasileiros, talvez como efeito muito mais da divulgação dos acontecimentos pela mídia do que em função das reais condições de insegurança urbana nas cidades.

    Fonte: http://www.nevusp.org/downloads/down143.pdf