TOPOLOGIAS DE REDE
Formas como os computadores estão conectados, ou seja, dispositivos de redes de computadores que são interconectados física e logicamente, a fim de possibilitar o tráfego de informações pelas redes.
TOPOLOGIAS DE REDE É DIFERENTE DE EQUIPAMENTOS DE REDES
----
[PONTO A PONTO]
Cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.
> Simples e ultrapassada.
> Altas taxas de velocidade de conexão.
-----
[BARRAMENTO OU LINEAR]
Todos os computadores estão ligados por vários cabos em vários barramentos físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento.
> Não permite que vários computadores transmitem dados ao mesmo tempo;
> A falha no barramento central afeta toda a rede;
> A falha em um dos pontos não afeta a rede;
> Ocorre interrupção quando tiver problema no cabo.
----------
[ANEL]
Consiste em estações - Estações de Trabalho - conectadas através de um circuito fechado, em série. O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores.
> Configuração em desuso;
> Ocorre interrupção quando tiver problema em qualquer computador.
--------
[ESTRELA]
Toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras.
> Ocorre interrupção quando tiver problema no computador central.
-------
[ÁRVORE OU HIERÁRQUICA]
Possui diversos níveis de organização, pelo fato dos módulos obedecerem a uma hierarquia, na qual os de nível inferior se ligam àqueles que ficam em posições mais altas.
-------
[HÍBRIDA OU MISTA]
Adotada para resolver demandas não planejadas, aproveitando as topologias que já são utilizadas.
> Mais adotada para Redes de maior tamanho.
--------
[MALHA OU MESH]
Todos os nós relacionam-se entre si.
> Oferece a vantagem de efetuar varreduras de diversas possibilidades de roteamento para identificar a mais eficiente.
> Permite que a informação trafegue em diferentes trilhas até chegar ao destinatário.
[...]
Bons Estudos!
Arquitetura
A arquitetura de é um conjunto de camadas e protocolos de rede, mais precisamente, é a interconexão lógica e física de todos os elementos desde a geração de um sinal e até sua terminação.
Os dispositivos interconectados com a internet pública são conhecidos como sistemas finais, e não são compostos apenas pelas CPUs de computadores domésticos, mas também por uma variedade de equipamentos que incluem celulares, notebooks, sistemas de automação residencial e outros aparelhos eletrônicos.
Esses sistemas finais se e percorrem uma rota ou caminho que passa por cabos, ondas e fibras ópticas e, também, por comutadores de pacotes, tais como roteadores, hubs e switches. Enquanto o primeiro é o meio físico responsável pela transmissão em si, o segundo encaminha os pacotes até o seu destino.
Topologia
A topologia de rede define como os dispositivos se conectam uns aos outros. A mais simples é a chamada de ponto a ponto, quando dois (mais comumente) ou mais conectores são interligados. Também existem as redes em barramento, quando todos os computadores se ligam a um mesmo barramento físico de dados; em anel, que consistem em estações conectadas em um circuito fechado; e em estrela, quando toda a informação passa por uma estação central, que distribui o tráfego.
https://ead.catolica.edu.br/blog/arquitetura-redes-computadores