- 
                                ??? depende da interpretação ... "A avaliação nutricional subjetiva global é um instrumento indicado para detectar risco nutricional em fase pré-operatória." ou não    é isso? fiquei em duvida, vcs podem me ajudar? 
- 
                                Carol, eu tbm fiquei em dúvida nessa questão. Encontrei um artigo que diz o seguinte: A utilização da ASG tem se mostrado boa opção, principalmente em pacientes cirúrgicos onde se deseja avaliar realmente a presença de risco nutricional pré-operatório.  Depois de ler o artigo fiquei com mais dúvida do porquê dessa questão ser considerada incorreta. Esse artigo é de 2002, talvez esteja desatualizado. Se alguém souber comentar essa questão, por favor, nos ajude com essa dúvida. Grata   https://www.scielo.br/pdf/ag/v39n3/15646.pdf 
- 
                                Avaliação Subjetiva Global (ASG), como o próprio nome diz, é uma avaliação subjetiva. Ela geralmente não é usada para triagem (ou seja, para detectar a presença de risco nutricional), mas sim como uma avaliação, que é possível além de detectar o risco, também classificá-lo, auxiliando na identificação do estado nutricional.  
- 
                                Não consigo entender o errado dessa questão. A não ser se é por destacar o pré operatório, a ASG é utilizada tanto no pré como no pós.  
- 
                                Acredito que está errada, talvez, pela recomendação da diretriz ACERTO (2017):   A avaliação pré-operatória do estado nutricional e, melhor ainda, do risco nutricional para morbimortalidade pós-operatória deve ser estabelecido preferencialmente pelo uso da ferramenta NRS- 2002.     Sendo a ASG não indicada como primeira ferramenta.     
- 
                                NRS-2002 meu jovens 
                            
- 
                                A questão avalia do aluno conhecimentos sobre instrumentos utilizados para avaliação do risco nutricional pré-operatório.
 
 A avaliação nutricional subjetiva global é um método utilizado para diagnosticar e classificar a desnutrição, com enfoque em questões relacionadas à desnutrição crônica. Porém, ela não é considerada o método preferencial para avaliação do risco nutricional pré-operatório.
 
 Publicada em 2017, a Diretriz ACERTO (Aceleração da Recuperação Total Pós-Operatória), elaborada por um grupo de especialistas do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e do Projeto ACERTO, apresenta as principais recomendações, baseadas em evidências, dos cuidados nutricionais perioperatórios em cirurgia geral eletiva.
 
 A recomendação da Diretriz ACERTO para avaliação pré-operatória do risco nutricional é a utilização preferencial da ferramenta Nutritional Risk Screening 2002 (NRS-2002).
 
 Portanto, o item do enunciado está ERRADO.
 
 Gabarito do Professor: ERRADO.
 
 
 
- 
                                impressão minha ou o CESPE caiu em qualidade ?