SóProvas


ID
5049061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente do sexo feminino, com 16 anos de idade, compareceu a atendimento odontológico na unidade básica de saúde com significativa perda dentária. Ao exame físico, observou-se a presença de apenas 13 dentes permanentes e doença periodontal avançada. A radiografia panorâmica confirmou as perdas dentárias além da existência de terceiros molares inclusos. A condição bucal verificada associada às condições sistêmicas indicaram o diagnóstico de síndrome de Papillon-Lefèvre.

Considerando as informações desse caso clínico e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item.

Lesões bolhosas palmares e plantares em associação com eventuais úlceras bucais são sinais patognomônicos dessa síndrome.

Alternativas
Comentários
  • As lesões dermatológicas não são bolhas. "Embora o aparecimento de manifestações dermatológicas seja variável, as lesões se apresentam como placas brancas, amarelo-claras, marrons ou vermelhas e manchas que desenvolvem crostas, rachaduras ou fissuras profundas. Neville 4° edição. pags 353-354
  • Complementando o comentário da colega:

    Na maioria dos casos, as manifestações dermatológicas tornam-se clinicamente evidentes nos primeiros 3 anos de vida. Há o desenvolvimento de ceratose palmoplantar transgressiva e difusa (primeiro ocorre nas palmas e nas solas e então se espalha para o dorso das mãos e dos pés), com relatos ocasionais de hiperceratose folicular difusa, distrofia ungueal, hiperidrose e ceratose nos cotovelos e joelhos. Outros sítios menos comuns de envolvimento incluem as pernas, coxas, superficie dorsal dos dedos das mãos e dos pés e (raramente) o tronco. Embora o aspecto das manifestações dermatológicas seja variável, as lesões apresentam-se como placas e manchas brancas.

    Além disso, as lesões dermatológicas não são patognomônicas da Síndrome: alterações dermatológicas semelhantes podem ser observadas na ausência de achados orais (síndrome ceratoderma palmoplantar de Unna Thost e doença de Meleda).

    fonte: NEVILLE