SóProvas


ID
5049064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente do sexo feminino, com 16 anos de idade, compareceu a atendimento odontológico na unidade básica de saúde com significativa perda dentária. Ao exame físico, observou-se a presença de apenas 13 dentes permanentes e doença periodontal avançada. A radiografia panorâmica confirmou as perdas dentárias além da existência de terceiros molares inclusos. A condição bucal verificada associada às condições sistêmicas indicaram o diagnóstico de síndrome de Papillon-Lefèvre.

Considerando as informações desse caso clínico e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item.

Pacientes acometidos por essa síndrome apresentam perfil sistêmico, em especial comprometimento renal, e uma situação clínica que potencializa a perda dentária precoce nesses pacientes consiste na impossibilidade de administração de antibióticos sistêmicos.

Alternativas
Comentários
  • TRATAMENTO E PROGNÓSTICO:

    Com o controle mecânico da placa e o uso de antibióticos apropriados contra A. actinomycetemcomitans, o curso da doença pode ser alterado. A progressão da perda de inserção é muito diminuída e os dentes que erupcionam depois do inicio da terapia não desenvolvem destruição periodontal. Higiene bucal rigorosa, bochechos com clorexidina, profilaxia profissional frequente e terapia antibiótica periódica são necessários para manutenção a longo prazo.

    fonte: NEVILLE