SóProvas


ID
5049085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os materiais utilizados nas restaurações plásticas apresentam como característica relevante a capacidade de adesão à superfície dentinária. O tratamento dessa superfície associado ao uso complementar de adesivos potencializa sobremaneira a fixação desses materiais restauradores em preparos reduzidos, o que diminui proporcionalmente a fragilização da estrutura dentária. Considerando essas informações, julgue o item a seguir.


A técnica de condicionamento ácido e enxágue caracteriza-se pela aplicação de ácido na superfície de esmalte e de dentina simultaneamente, o que permeabiliza a lama dentinária (smear layer), formada a partir do desgaste da dentina no preparo cavitário.

Alternativas
Comentários
  • Está errada porque no enunciado fala está implícito que a técnica utilizada é relacionada aos adesivos autocondicionantes, que são os mais indicados para restaurações à nível de dentina. Esses adesivos possuem um monômero chamado 10MDP que tem a propriedade de se ligar fortemente ao cálcio da dentina, dessa forma não é necessário utilizar ácido fosfórico para condicionamento. Então, na técnica relacionada ao enunciado acima, o condicionamento ácido é seletivo ao esmalte somente para expor os cristais de hidroxiapatita.

  • Na minha perspectiva o que está errado é quando ele afirma que o condicionamento se dá simultaneamente, primeiro é esmalte e só depois a dentina.

    Essa questão sobre a permeabilização da smear layer também está estranha, o ataque ácido remove total ou quase completamente a lama, essa permeabilização não está completamente certa pra mim.

  • não é que permeabiliza, e sim remove a lama