SóProvas


ID
5049499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as políticas públicas em saúde e a segurança do paciente, julgue o item a seguir.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Joint Commission International (JCI) estabeleceram seis metas internacionais de segurança do paciente, quais sejam: 1) identificação correta do paciente; 2) melhora da comunicação entre os profissionais de saúde; 3) melhora da segurança dos medicamentos; 4) garantia do local correto, do procedimento correto e da cirurgia correta no paciente; 5) redução do risco de infecção associado ao cuidado; e 6) redução do risco de danos aos pacientes resultante de quedas.

Alternativas
Comentários
  • As 6 metas internacionais de segurança do paciente

    1) identificação correta do paciente;

    2) melhora da comunicação entre os profissionais de saúde;

    3) melhora da segurança dos medicamentos;

    4) garantia do local correto, do procedimento correto e da cirurgia correta no paciente;

    5) redução do risco de infecção associado ao cuidado;

    6) redução do risco de danos aos pacientes resultante de quedas.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre segurança do paciente.

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Joint Commission International (JCI) estabeleceram seis metas internacionais de segurança do paciente:

     

    1) identificação correta do paciente; Em muitas instituições foram incluídos pulseiras de identificação, colocar o nome no leito, dentre outras estratégias.

    2) melhora da comunicação entre os profissionais de saúde; os prontuários eletrônicos são ótimas estratégias para essa ação, pois facilita a visualização de todas as informações do cuidado ofertado.

    3) melhora da segurança dos medicamentos; Para essa meta os profissionais devem utilizar critérios para prescrição e verificação das medicações (indicação, dose, resposta esperada) e seguir a risca o protocolo de administração correta de medicamentos.

    4) garantia do local correto, do procedimento correto e da cirurgia correta no paciente; Essa diminui a chance de procedimentos incorretos e desnecessário aos usuários.

    5) redução do risco de infecção associado ao cuidado; A higiene das mãos é a principal intervenção para melhoria desse cuidado. E

    6) redução do risco de danos aos pacientes resultante de quedas e ulceras por pressão. Não podemos esquecer que eventos adversos devem ser evitados com a oferta de cuidados de qualidade.

     

    Resposta do Professor: Certo.