SóProvas


ID
505015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a administração financeira, de
materiais e de recursos humanos.

A realização de inventário físico é a atividade em que se calcula o valor dos bens existentes no registro, descontado-se a depreciação acumulada.

Alternativas
Comentários
  •  Inventário físico é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade, que irá permitir, dentre outros: 

    1. o ajuste dos dados escriturais de saldos e movimentações dos estoques com o saldo físico real nas instalações de armazenagem;
    2. a análise do desempenho das atividades do encarregado do almoxarifado através dos resultados obtidos no levantamento físico;
    3. o levantamento da situação dos materiais estocados no tocante ao saneamento dos estoques;
    4. o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos; 
    5. e a constatação de que o bem móvel não é necessário naquela unidade
    FONTE:www.uff.br/controle-patrimonial/.../inventarioprocedimentos.doc
  • Errada.
    O inventário físico consiste na contagem física dos itens de estoque da empresa, para verificação se as quantidades correspondem aos controles registrados. Seu maior benefício é ter os estoques com as quantidades corretas.
  • Inventário Físico
    Periodicamente, deve-se efetuar inventários, ou seja, contagens físicas dos itens
    em estoque, para verificar:
    Diferenças nas quantidades entre estoque físico e o estoque contábil;
    Diferenças nos valores entre o estoque físico e o estoque contábil;
    Apuração do valor total de estoque físico e contábil.
    Inventário físico permite o ajuste dos dados escriturais com o saldo físico do acervo
    patrimonial em cada unidade, o levantamento da situação dos bens em uso e a
    necessidade de manutenção ou reparos, a verificação da disponibilidade dos bens da
    unidade, bem como o saneamento do acervo.
  • Ao realizar o inventário físico convenientemente trabalha-se com os valores dos bens, valor total do patrimônio mas não com cálculos de depreciação, só o levantamento do estado de conservação.
    De acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 205, DE 08 DE ABRIL de 1988 da SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
     DOS INVENTÁRIOS FÍSICOS
     8.     Inventário físico é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade, que irá permitir, dentre outros: 
    a)    b)   c)  e)   CITADOS NOS COMENTÁRIOS ANTERIORES
    d)    o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos;  e
     8.1. Os tipos de inventários físicos são:
     a)     anual – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício;
    b)    inicial– realizado quando da criação de uma unidade gestora, pra identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;
    c)     de transferência de responsabilidade– realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora;
    d)    de extinção ou transformação– realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;
    e)     eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
  • DEPRECIAÇÃO ACUMULADA
    São as contas que registram a perda do valor econômico dos bens por desgaste ou por se tornarem obsoletos. Ex.: Computadores antigos. É a perda do valor bem no decorrer do tempo. Os fatores que limitam a vida útil de um bem são a deterioração (desgaste físico) e a obsolescência ( processo pelo qual o bem se torna arcaico em função do desenvolvimento de novas tecnologias ou de processos mais aperfeiçoados). O custo do bem é distribuído ao longo da vida útil através do método de linha reta onde estes custos são transferidos para a conta de resultado.
    FONTE: http://www.portaladm.adm.br/aud/aud4.htm

    A depreciação de bens do ativo imobilizado corresponde à diminuição do valor dos elementos ali classificáveis, resultante do desgaste pelo uso, ação da natureza ou obsolescência normal. Referida perda de valor dos ativos, que têm por objeto bens físicos do ativo imobilizado das empresas, será registrada periodicamente nas contas de custo ou despesa (encargos de depreciação do período de apuração) que terão como contrapartida contas de registro da depreciação acumulada, classificadas como contas retificadoras do ativo permanente (RIR/1999, art. 305).
    FONTE: 
    http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/dipj/2005/pergresp2005/pr360a373.htm
  • "DOS INVENTÁRIOS FÍSICOS

    8. Inventário físico é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques
    nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou
    entidade, que irá permitir, dentre outros:"

    Fonte: Instrução Normativa nº 205/88

    Muito cobrada nos concursos mesmo sem estar nos editais!
  • Acho que pra simplificar poderíamos dizer que no lugar de inventário físico colocaríamos inventário analítico e a questão estaria certa, pois na referida instrução normativa tem-se como caracterização do material, no inventário analítico, o item "valor".
  • Instrução Normativa nº 205/88
    8.2. No inventário analítico, para a perfeita caracterização do material, figurarão:
    a) descrição padronizada;
    b) número de registro;
    c) valor (preço de aquisição, custo de produção, valor arbitrado ou preço de avaliação);
    d) estado (bom, ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável);
    e) outros elementos julgados necessários.
    Fiquei na dúvida se a questão tornaria verdadeira trocando inventário físico
    por inventário analítico, principalmente por ser citado o desconto da depreciação
    acumulada. Acredito que no inventário analítico não apura depreciação acumulada.

    Alguém pode me ajudar?

  • A realização de inventário físico é a atividade em que se calcula o valor dos bens existentes no registro, descontado-se a depreciação acumulada.

    Alternativa errada.

    O inventário físico é a atividade onde se realiza a contagem física dos itens que se encontram no estoque da empresa comparando-o ao estoque contábil. Quando há divergências é feito o ajuste dos dados escriturais com o saldo físico considerando os valores dos bens existentes no registro, porém não faz cálculos de depreciação, apenas o levantamento do estado de conservação dos bens.

    Fonte: http://www.equipealfaconcursos.com.br/arquivos/alfacon_simulado_comentado_mpu_v2.pdf
  • A questão se refere ao inventario financeiro contábil, e não o físico. 

  • Complementando...

    Questão sem pé nem cabeça.

    Na verdade, inventário é uma contagem física os itens de materiais estocados e dos bens patrimonais com o objetivo de comparar essa contagem com o que foi registrado no banco de dados organizacionais, visando, assim, maior fidedignidade das informações e exatidão. 

    Depreciação, por sua vez, é a diminuição do valor de um determinado bem em razão de obsolescência, desgaste, uso e tempo. O cálculo da depreciação é realizado pela SRF(secretaria da receita federal - âmbito privado) e pela STN(secretatia do tesouro nacional - âmbito público).

    ERRADA

    RENATO FENILLI

  • Inventário físico (paupável = estoque) X inventário virtual ( está no sistema).

  • O bom destas questões e que se percebe logo que esta errada,se todas fossem assim seria bom.

  • ERRADO. O inventário físico é o levantamento físico / contagens dos itens de material em uma organização. Não envolve a avaliação de valor dos bens. Já a depreciação é a redução do valor dos bens pelo desgaste / deterioração ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

  • GABARITO: ERRADO

    COMPLEMENTANDO:

    Inventário Físico = procedimento de levantamento físico e contagens dos itens de material em uma organização. A conferência não se limita aos almoxarifados. As diversas incumbências da organização (seções, salas de reunião, lanchonetes etc.) também são inventariadas, em especial com relação a seus materiais permanentes (tombados e com registro patrimonial).

    Inventário físico é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade (...). (Presidência da República, 1988).

    Segundo a IN nº 205/1988 (Sedap), são objetivos do inventário físico, entre outros:

    a) o ajuste dos dados escriturais de saldos e movimentações dos estoques com o saldo físico real nas instalações de armazenagem;

    b) a análise do desempenho das atividades do encarregado do almoxarifado por meio dos resultados obtidos no levantamento físico;

    c) o levantamento da situação dos materiais estocados no tocante ao saneamento dos estoques;

    d) o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos; e

    e) a constatação de que o bem móvel não é necessário naquela unidade. (Presidência da República, 1988)

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.

  • Balanço - contábil

  • GABARITO: E.

    Inventário físico é uma contagem física periódica dos materiais existentes para efeito de comparação com os estoques registrados e contabilizados em controle da empresa, a fim de comprovar a sua existência e exatidão. (A verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade)