SóProvas


ID
5050255
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Jardinópolis - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Apesar de já existirem recursos tecnológicos capazes de promover seu controle, ainda não ha perspectiva de obter, em futuro próximo, sua eliminação como problema de saúde pública, a não ser que novas vacinas ou medicamentos sejam desenvolvidos. Alem disso, a associação desta doença com a infecção pelo HIV e a emergência e propagação de cepas resistentes representam desafios adicionais em escala mundial.” (Ministério da Saúde, 2011) Esta doença, prevenível através da vacinação, e que continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde publica, denominase:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre epidemiologia e vigilância epidemiológica.

    A) Incorreto. Não há vacina para a Hanseníase. Essa é uma doença de importância epidemiológica, pois causa sérios comprometimentos nos nervos que leva a perda de sensibilidade e lesões.

    B)
    Correto. A Tuberculose é uma doença prevenível através da vacinação com a BCG. Continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde publica para evitar disseminação e outros casos.

    C)
    Incorreto.  Não há vacina para a Sífilis. Essa é uma infecção sexualmente transmissível que deve ser evitada através do uso de preservativos.

    D)
    Incorreto.  Não há vacina para a Gonorreia. Essa é uma infecção sexualmente transmissível que deve ser evitada através do uso de preservativos.

    E)
    Incorreto. Não há vacina para a Candidíase. É um microrganismo oportunista, que promove infecção na região genitália e pode causar coceira intensa e desconforto.

    Resposta do Professor: B.