SóProvas


ID
50506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à Internet, julgue o item abaixo.

Na tecnologia TCP/IP, usada na Internet, um arquivo, ao ser transferido, é transferido inteiro (sem ser dividido em vários pedaços), e transita sempre por uma única rota entre os computadores de origem e de destino, sempre que ocorre uma transmissão.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar esta questão?
  • Existem dois protocolos de transportes: TCP e UDP.Os protocolos de transporte quebram a mensagem em vários segmentos(pacotes, quadros, pedaços) e reunificam tais segmentos no destino.
  • Camila, vou tentar explicar. Um arquivo, ao ser transferido via tecnologia TCP/IP, pode passar por diversos roteadores. Isto significa que ele poderá passar por diversas redes até alcançar o destino final. Suponha que o arquivo possua 1 MB, mas a primeira rede a ser passada somente aceita 1500 bytes (muito comum este valor). O arquivo deverá ser "quebrado" (a palavra certa é fragmentado) em tantas partes até que cada parte tenha no máximo 1500 bytes de dados. Cada parte recebe um número sequencial, para poder ser remontado no destino final. Ele somente é remontado no fim.

    Quanto à rota, suponha o seguinte. Estou no Rio de Janeiro, e recebo uma missão a ser cumprida no Japão. De que forma eu vou até lá? Posso ir de avião pelo Atlântico, pelo Pacífico, posso ir de navio, passando pela Europa... quer dizer, posso ir por várias rotas. O importa é que eu chegue no Japão. A transmissão via Internet ocorre da mesma forma: não há uma única rota entre uma origem e destino. O chamado "protocolo de roteamento" é quem vai determinar a rota, e isto é aleatório.

    Espero ter esclarecido.

  • Os aquivos nao pode ser transferidos inteiros tem que ser repatidos em pacotes.

  • Guilerme Miranda, parabéns pelo exemplo. Foi bastante esclarecedor.
  • Em teoria, uma única comunicação, tal como um vídeo ou uma mensagem de e-mail, poderia ser enviada por uma rede de uma origem a um destino como um fluxo de bits massivo e contínuo. Se as mensagens fossem realmente transmitidas dessa maneira, isso significaria que nenhum outro dispositivo seria capaz de enviar mensagens na mesma rede enquanto essa transferência de dados estivesse em progresso. Esses grandes fluxos de dados resultariam em atrasos consideráveis. Além disso, se um link na infraestrutura de rede falhar durante a transmissão, toda a mensagem seria perdida e teria de ser retransmitida por completo.
    Uma melhor abordagem seria dividir os dados em pedaços menores e mais gerenciáveis para o envio através da rede. Essa divisão do fluxo de dados em pedaços menores é chamada de segmentação. Segmentar mensagens gera dois benefícios primários.
    • Primeiro, ao se enviar pedaços ou partes individuais menores da origem ao destino, várias conversas diferentes podem ser intercaladas na rede. O processo utilizado para intercalar os pedaços de conversas separadas na rede é chamado de multiplexação.
    • Segundo, a segmentação pode aumentar a confiabilidade das comunicações de rede. Os pedaços separados de cada mensagem não precisam viajar o mesmo caminho pela rede da origem ao destino. Se um caminho específico se tornar congestionado com tráfego de dados ou falhar, pedaços individuais da mensagem ainda podem ser direcionados ao destino usando caminhos alternativos. Se uma parte da mensagem falhar ao ser enviada ao destino, somente as partes perdidas precisam ser retransmitidas.
    Conforme visto, ao final, teremos vários pacotes que trafegarão pela Internet, cada qual por uma rota independente que levará em consideração diversos fatores na escolha do melhor caminho (como o congestionamento, por exemplo). Assim, mesmo sendo possível que os pacotes percorram o mesmo caminho, não se pode afirmar que a rota será a mesma em qualquer situação.

    Item errado.

    Fonte: Noções de Informática para papiloscopista da polícia federal - Teoria e Exercícios Comentados - Foco Exclusivo: CESPE/UnB - Professora Patricia Lima Quintão.
  • A maneira como os dados são enviados na internet é por pacotes, ou segmentos, que seguem desordenadamente (ou seja por vários caminhos), o protocolo TCP garante que:
    a) Os pacotes sejam reunidos em uma sessão;
    b) que cheguem na mesma ordem de segmentos que foi enviada ao destinatário.

    Bons estudos
  • Resolução das questões de informática da prova para Escrivão da Polícia Federal - 2009.
    http://www.equipealfaconcursos.com.br/blog/2013/04/arrebentando-com-a-cespeunb-2013-informatica/
  • Justificativa do CESPE:
    "Os arquivos em geral não são enviados inteiros, e, sim, quebrados em pedaços, que podem percorrer rotas diferentes."
    Fonte: http://www.questoesdeconcursos.com.br/concurso/justificativa/169/dpf-2009-escrivao-justificativa.pdf
  • TCP/IP = QUEBRA OS ARQUIVOS EM DATAGRAMAS E REMONTA.

    QUESTÃO ERRADA

  • No INTEIRO parei =D

  • GAB: E

    O arquivo é fragmentado em pequenos pacotes e transita por rotas diversas entre os computadores de origem e destino.

  • Ele é fragmentado em pequenos pacotes e transita por rotas diversas entre os computadores de origem e destino

  • EM NEGRITO INFORMAÇÃO RELEVANTE: o resto os colegas já mencionaram.

    Os arquivos são divididos e enviados em pacotes de 64 Kb (tamanho máx.) e utilizam várias rotas até o destinatário.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • A Banca Cespe apresentou a seguinte justificativa para a manutenção do gabarito dessa questão: 

    “Os arquivos em geral não são enviados inteiros, e, sim, quebrados em pedaços, que podem percorrer rotas diferentes. Assim, o gabarito preliminar deve ser mantido, já que indica o item como errado.” 

    Na tecnologia TCP/IP, usada na Internet, um arquivo, ao ser transferido, utiliza o método de datagramas para a comutação na camada de rede. O arquivo é quebrado em pedaços (pacotes) que podem ser de tamanho fixo ou variável. O tamanho do pacote é determinado pela rede e pelo protocolo em uso. Em uma rede de datagramas, cada pacote é tratado independentemente dos demais. Mesmo que um pacote faça parte de uma transmissão de múltiplos pacotes, a rede o trata como se ele existisse isoladamente. 

    Na figura a seguir temos quatro pacotes (ou datagramas) os quais pertencem à mesma mensagem (arquivo), mas PODEM seguir por caminhos diferentes, a depender do algoritmo de roteamento utilizado (a escolha do melhor caminho para cada pacote será definida pelo roteador) a partir de A para atingir seu destino em X. 

    Tecnologia TCP/IP usada na Internet - método de datagramas para a comutação na camada de rede. 

  • As informações na rede viajam na forma de pacotes/datagramas para não gerar congestionamento na rede.

  • ERRADO

    O arquivo é fragmentado em pequenos pacotes e transita por rotas diversas entre os computadores de origem e destino 

  • Por padrão os arquivos são enviados em comutação de pacotes, ou seja, os dados podem seguir vários caminhos diferentes até chegarem ao destino.

  • TCP/IP -> É o conjunto de protocolos que possibilitam a troca de informações entre dispositivos de uma rede com outras redes

    Ou seja, envolve varias redes e nao somente uma rota !

  • ERRADO

    DEFINE A MELHOR ROTA DENTRE VÁRIAS E FRAGMENTA OS DADOS PARA ENVIO

  • SE NA ROTA OBTIVER FALHA ELE TENTA POR ROTAS ALTERNATIVAS ATÉ OBTER SUCESSO

  • TCP/IP

    IP não é confiável porque ele não consegue garantir que as informações sejam entregues em perfeito estado, então vem o TCP para arrumar isso. Ele é um protocolo confiável pois garante que os dados serão entregues íntegros, em tempo e em ordem.

    Para isso, encapsula-se o TCP dentro do pacote IP. Isso mesmo! O TCP vai dentro do IP controlando e monitorando tudo.

    É ORIENTADO A CONEXÕES [envia pacotes]

    É CONFIÁVEL

    IMPLEMENTA CONTROLE DE CONGESTIONAMENTO

    IMPLEMENTA CONTROLE DE FLUXO

    PERMITE UMA CONEXÃO PONTO-PONTO

    [O IP é um protocolo nó-a-nó e o TCP é um protocolo ponto-a-ponto (ou fim-a-fim)]

    _si vis pacem para bellum

  • TCP: tem compromisso com o pacote

     

    Para efeito de comunicação, os protocolos da pilha TCP/IP consideram todos os tipos de redes interconectadas igualmente, ou seja, esses protocolos definem uma abstração para a entidade rede que esconde os detalhes e as características das redes físicas interconectadas.

  • No protocolo TCP-IP, a informação ao ser distribuída é desmembrada em pacotes, com o objetivo de chegar mais rapido e não congestionar a rede com informações muito grandes.

  • Quando os bizus do NAkA ainda davam certo. #saudades

  • CARACTERISTICAS DO TCP

    -PROTOCOLO DA CAMADA DE TRANSPORTE

    -GUIADO

    -GARANTE A CHEGADA

    -PODE OU NÃO IR POR VÁRIOS CAMINHOS

    -PODE SER DIVIDIDO

    G: ERRADO

  • Os protocolos TCP/IP dividem as informações em pacotes menores, esses pacotes são transferidos na rede por rotas diferentes e podem chegar ao seu destino fora de ordem. Mas antes de entregar ao destinatário eles são reordenados e entregues. Isso é a característica das redes (Comutação por Pacotes). Portanto errada.

    FONTE: Hachid Targino

  • Gabarito: Errado.

    Galera, tem um vídeo no Youtube do Professor Pedro Tenório explicando esse assunto de forma detalhada. Consegui entender o motivo do gabarito de boa. Gostei da didática

    https://www.youtube.com/watch?v=Wn-MYeNJD14

    No tempo:1:50:25

    Espero que ajude vocês.

  • Ele é fragmentado em pequenos pacotes e transita por rotas diversas entre os computadores de origem e destino (Errado).