SóProvas


ID
5051980
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Câmara de Arcos - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição entre os países consumidores da bebida. Corresponde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial, posto que detém há mais de 150 anos. Durante toda a República Velha (1889-1930) ocorreu o acordo nacional, político e econômico conhecido como “A Política do Café com Leite”, que funcionava entre as oligarquias estaduais e o governo federal para manter o poder nas mãos das elites de grandes proprietários de terras do Brasil. Os estados que faziam parte da “Política do Café com Leite” são:

Alternativas
Comentários
  • O Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição entre os países consumidores da bebida. Corresponde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial, posto que detém há mais de 150 anos. Durante toda a República Velha (1889-1930) ocorreu o acordo nacional, político e econômico conhecido como “A Política do Café com Leite”, que funcionava entre as oligarquias estaduais e o governo federal para manter o poder nas mãos das elites de grandes proprietários de terras do Brasil. Os estados que faziam parte da “Política do Café com Leite” são:

    OBS.: A política do café com leite foi uma estrutura de poder empregado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), que consistiu no predomínio político dos cafeicultores de São Paulo e dos fazendeiros de Minas Gerais, que se revezavam ocupando a presidência do país.

    (A) São Paulo e Minas Gerais.

  • GAB A- São Paulo e Minas Gerais.

    Campos Salles (1898/1902) estabeleceu a política café com leite 

    A política "Café com Leite" expressa a parceria existente entre as oligarquias de SP (Café) e MG (Leite) para a eleição do governo federal. Garantindo, dessa forma, que as medidas tomadas estariam de acordo com os interesses oligárquicos. Vale lembrar que ela não era absoluta, havendo uma quebra na eleição de Hermes da Fonseca (apoiado por RS) na oposição ao candidato paulista Rui Barbosa. 

  • O fato de São Paulo e Minas ocuparem tantas vezes a presidência fez com que alguns historiadores partissem do pressuposto de que havia um revezamento entre ambos no poder, denominando a relação entre eles de política do café com leite. O “café” seria São Paulo, o maior produtor do grão no período, enquanto o “leite” seria Minas, que além de grande estado cafeicultor, também se destacava na produção de laticínios. Contudo, nem todos os presidentes eram mineiros ou paulistas, e nem sempre os dois estados apoiaram o mesmo candidato.

  • A política do café com leite foi uma estrutura de alternância de poder empregado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), que consistiu no predomínio político dos cafeicultores de São Paulo e dos fazendeiros de Minas Gerais, que se revezavam ocupando a presidência da república.

    Gabarito letra (A)

  • Minas Gerais e São Paulo dominam o governo federal a fim de instalar uma política conhecida como CAFÉ-COM-LEITE. De um lado, SP, partido republicano paulista e de outro, MG , partido republicano mineiro.

    APMBB

  • Campos Sales > Política café com leite > Minas Gerais e São Paulo.

  • Gab: A

    Um adendo, uns dos fatores para o fim da Política café com leite foi a Revolução de 1930, que foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha ...

    Bons estudos

  • Questão cafezinho com leite !

  • Primeiramente, se chama "café com leite" pelos produtos principais dos estados.

    São Paulo tinha muita gente rica e poderosa.

    Minas Gerais tinha um eleitorado muito grande