SóProvas


ID
505291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Na elaboração de projeto de obras de arte especiais, são
considerados critérios específicos que visam a economia, estética,
segurança estrutural e do trânsito de veículos e pedestres, entre
outros aspectos. Tendo em vista tais critérios e objetivos, julgue os
itens a seguir.

Em zonas alagáveis, a proteção dos taludes e das bases de aterros é mais eficiente quando feita com mantas de geotêxtil do que com o uso de enrocamento.

Alternativas
Comentários
  • A manta geotêxtil é utilizada principalmente para proteção e reforço de materiais, para evitar danos no solo e promover melhorias em suas propriedades. Proporciona elevada permeabilidade e excelente capacidade de filtração.

    RIP- RAP A experiência mundial demonstrou ser esse tipo de proteção o mais eficiente, o mais econômico e o mais durável, quando comparado com os outros sistemas. O rip-rap é uma proteção de talude constituida por enrocamentos bem graduados de rocha sã, de dimensões adequadas, que são descarregados da borda superior do talude por caminhoes basculantes, eventualmente espalhados na espessura projetada por tratores de lâmina e, afinal arrumados mecanicamente ou manualmente de modo a obter-se uma superfície estável e rugosa. 
  • o rip rap é muito usado em litorais de praias, margem de rios e lagos, ele permite que água vá e volte nos alagamentos sem que "coma" uma arte da margrem...

     

    Falar que geotêxtil é melhor que rip rap eu não sei, nunca vi na prática, mas logicamente não daria muito certo porque teria que arramar bem essa manta porque com o vai e volta da água vai arrastar muita terra e chegaria uma hora que ela rasgaria... Deve ser por isso que pedras são são mais indicadas, pelo fato de não precisarem de ser amarradas (elas trabalham por gravidade assim como o gabião)

     

    vejam as imagens: https://www.google.com.br/search?q=talude+com+rip+rap&espv=2&biw=1920&bih=912&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiYpPmO1LTOAhUDEpAKHbYCAcIQ_AUIBigB#tbm=isch&q=rip+rap

     

    cada caso é um caso, não se pode afirmar isso

  • Entendo que, além do enrocamento, deve ter alguma proteção contra carreamento do material fino (dependendo da densidade do enrocamento, pode não ser suficiente tal proteção).