SóProvas


ID
5063287
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A linha de fronteira hoje possui uma definição essencialmente econômica - como a fronteira da lucratividade - mas adquire uma expressão geográfica bastante acentuada em diferentes escalas espaciais. Isto é, basicamente, o que a fronteira do século XIX e a assim chamada fronteira urbana têm em comum. Na realidade, ambas estão associadas à acumulação e expansão do capital. Mas enquanto a fronteira do século XIX representou a realização de uma expansão geográfica absoluta na escala do território como a principal expressão espacial da acumulação de capital, a renovação urbana representa o exemplo mais desenvolvido da rediferenciação do espaço geográfico com vista ao mesmo resultado.

Neil Smith. Gentrificação, a fronteira e a reestruturação do espaço urbano, 1986.

Adaptado.


O excerto relaciona a dinâmica geográfica dos Estados Unidos no século XIX à do final do século XX. As imagens correspondentes a cada um dos momentos apresentados pelo excerto são identificadas em:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A) de cara dá a resposta ao candidato quando, abaixo da obra, está escrito: Marcha para o Oeste. A marcha para o Oeste do território norte-americano figura o ganho de espaço, associando-se a expansão comercial, caça aos búfalos da região, assim como desapropriação cultural das sociedades já existentes. Contraditoriamente, o preço a ser pago pela ambição em deter territórios é vista logo na imagem ao lado, quando as catástrofes que abrangem o vasto terreno do Tio Sam faz com que haja uma preocupação cada vez mais em sintetizar estruturas que resistam aos processos naturais e geológicos da Terra.

    A

    EsPCEx 2022

  • Destino Manifesto e Gentrificação (A)

  • Questão bonita, hein. Inteligente. Por mais questões assim.

    a fronteira do século XIX representou a realização de uma expansão geográfica absolutaMarcha para o Oeste

    renovação urbana / rediferenciação do espaço geográfico → processo moderno de Gentrificação (que, por sinal, é o título do livro de onde foi retirado o excerto)

    Gabarito : (A)

    Nível de Dificuldade : Difícil

  • A Geografia urbana deve ser estudada com bastante atenção tanto no que se refere aos seus processos específicos como ao que se refere a sua relação com outras áreas como a Geografia econômica, da população, e a geopolítica entre as mais comuns. O texto associado aborda diferentes escalas temporais e diferentes formas de aplicação da  ideia de fronteira. O enunciado destaca que se trata da Geografia norte-americana no final do século XIX e do XX e pede para que encontremos a alternativa onde as figuras sejam correspondentes aos períodos citados.


    A) A expansão de ocupação em direção ao Oeste dos EUA corresponde ao aumento de uma fronteira comercial assim como descrito no texto além de ter ocorrido no final do século XIX. Já a valorização de áreas centrais, que podem ser consideradas como uma forma de gentrificação - termo utilizado no título do texto - é um processo urbano do final do século XX quando as grandes cidades já atingiram em geral os limites de sua expansão e voltam-se para dentro de suas áreas centrais para buscas novas áreas de aplicação de capitais no espaço urbano. 

    B) A independência norte-americana é do século XVIII.

    C) A Festa do Chá é um episódio histórico do processo de independência dos EUA e portanto, ocorreu no século XVIII.

    D) A Guerra Civil norte-americana é um evento do século XIX, mas não representou a expansão de fronteira comercial enquanto que a construção do muro na fronteira não possui relação com processos de valorização do espaço urbano. 

    E) Os EUA tradicionalmente não consideram um descobrimento oficial como no Brasil, mas a primeira colônia britânica em seu atual território foi fundada no início do século XVII e não representa expansão de fronteira comercial, enquanto que a formação de guetos e processos de segregação espacial não são fenômenos de valorização urbana e tampouco foram iniciados  no final do século XX sendo bem mais antigos. 





    GABARITO DO PROFESSOR: A