SóProvas


ID
5063335
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Canto V Estância 81

E foi que, de doença crua efeia,

A mais que eu nunca vi, desampararam

Muitos a vida, e em terra estranha e alheia

Os ossos para sempre sepultaram.

Quem haverá que, sem ver, o creia?

Que tão disformemente ali lhe incharam

As gengivas na boca, que crescia

A carne e juntamente apodrecia?

Luís Vaz de Camões, Os Lusíadas.


É correto afirmar que Camões, neste trecho, descreveu sintomas de

Alternativas
Comentários
  • (...As gengivas na boca, que crescia...)

    Os sintomas podem não se apresentar por alguns meses depois que uma pessoa passa a ingerir uma quantidade muito baixa de vitamina C. Hematomas, sangramento nas gengivas, fraqueza, fadiga e irritação na pele estão entre os sintomas do escorbuto.

  • Informação Extra: Na atualidade, a doença é rara, mas pode ocorrer, por exemplo, em pessoas com dieta pobre em frutas e vegetais e também em pessoas que passam por problemas com o alcoolismo, uma vez que o álcool aumenta a excreção renal da vitamina C.

  • O sangramento das mucosas é um sintoma clássico de Escorbuto.

    A vitamina C participa do processo de síntese do Colágeno. Vasos sanguíneos com deficiência de colágeno tornam-se frágeis. Tal efeito é deveras perceptível nos tecidos conjuntivo e cartilaginoso, a exemplo das gengivas no texto de Camões.

    Gabarito : (B)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Essa questão traz um poema de Camões que cita uma doença que ele considera “crua e feia", e que causava inchaços nas gengivas e apodrecimento da carne. Pede-se a alternativa correta que se refere aos sintomas mencionados. Muitas doenças podem ser causadas por vírus, bactéria, protozoários e verminoses. Elas podem ter diversos agentes etiológicos (organismo causador da doença) com muitas formas de transmissão.  O agente etiológico é o organismo causador da doença, que normalmente necessita de um vetor para disseminar uma patologia. Algumas doenças possuem vacina como prevenção (a forma mais eficaz) e outras possuem métodos para diminuição do contágio, como exemplo o saneamento básico e uso de preservativos em relações sexuais.
    A malária é uma doença causada pelo parasita do gênero Plasmodium (P. falciparum, P. vivax, P. malariae e P. ovale), e transmitida geralmente por picada de mosquitos do gênero Anopheles que estejam infectados. Ela tem como principais sintomas febre alta, tremores, calafrios e anemia.
    As leishmanioses são doenças causadas por protozoário flagelado do gênero Leishmania, transmitidas por insetos flebotomíneos do gênero Lutzomyia (mosquito palha). Elas se dividem em leishmaniose tegumentar americana, que afeta pele e mucosas, e leishmaniose visceral, que afeta os órgãos internos. Os hospedeiros podem ser diversos mamíferos silvestres e domésticos, além do homem. Apresenta como principais sintomas o aumento do baço, febre alta, anemia e lesões na mucosa da boca, nariz e faringe.
    A peste bubônica, também conhecida por peste negra, é uma doença causada pela bactéria Yersinia pestis, que se dissemina através de pulgas em animais. Ela causa inchaços nos linfonodos, formando bolhas (bubão), febre, calafrios, dores de cabeça e dores no corpo, podendo afetar os pulmões.
    A varíola é uma doença causada por vírus do gênero Orthopoxvírus, com transmissão por saliva ou espirro, apresentando sintomas como febre alta, dores no corpo, vômitos e bolhas na pele.
    O escorbuto é uma doença causada pela falta de vitamina C no organismo, que causa fácil sangramento e inchaço das gengivas, e dificuldade na cicatrização de feridas na pele. Essa vitamina participa da síntese de colágeno, então uma redução pode comprometer a sustentação dos tecidos conjuntivos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



    É correto afirmar que Camões, neste trecho, descreveu sintomas de


    A) peste bubônica, zoonose transmitida por ratos que assolou populações europeias e asiáticas no século XIV, propagada pelas viagens comerciais. A peste bubônica é uma zoonose causada por bactéria, apresentando inchaços nos linfonodos, calafrios, dores de cabeça e no corpo, mas não causa inchaço nas gengivas ou apodrecimento da carne. Incorreta.

    B) escorbuto, deficiência em vitamina C, doença comum nas viagens ultramarinas europeias dos séculos XV e XVI, como a de Vasco da Gama em busca das índias. O escorbuto é uma doença causada pela falta de vitamina C no organismo, que causa inchaço das gengivas e dificuldade na cicatrização de feridas na pele, levando ao apodrecimento da carne. CORRETA.

    C) malária, doença de ampla ocorrência nas viagens de exploradores para a África e Américas nos séculos XV e XVI. A malária é uma doença que tem como principais sintomas febre alta, tremores, calafrios e anemia, não causando inchaço nas gengivas ou apodrecimento da carne. Incorreta.

    D) varíola, doença viral disseminada no Velho Mundo e trazida pelos navegantes dos séculos XV e XVI às colônias, onde dizimou populações nativas. A varíola é uma doença causada por vírus e apresenta sintomas como febre alta, dores no corpo, vômitos e bolhas na pele. Não há inchaço nas gengivas ou apodrecimento da carne. Incorreta.

    E) leishmaniose, parasitose transmitida por mosquitos e contraída pelos primeiros exploradores da Amazônia e dos Andes durante o século XVI. A leishmaniose é uma doença parasitária que apresenta como principais sintomas o aumento do baço, febre alta, anemia e lesões na mucosa da boca, nariz e faringe. Não causa inchaço nas gengivas ou apodrecimento da carne. Incorreta.




    Gabarito do Professor: Letra B.
  • ''As gengivas na boca, que crescia'' sintomas principais do  Escorbuto