SóProvas


ID
5063350
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma das folhas de ontem estampou (...) o programa da recepção presidencial em que, diante do corpo diplomático, da mais fina sociedade do Rio de Janeiro, aqueles que deviam dar ao país o exemplo das maneiras mais distintas e dos costumes mais reservados elevaram o Corta-jaca à altura de uma instituição social. Mas o Corta-jaca de que eu ouvira falar há muito tempo, que vem a ser ele, Sr. Presidente? A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do batuque, do cateretê e do samba. Mas nas recepções presidenciais o "Corta-jaca" é executado com todas as honras da música de Wagner, e não se quer que a consciência deste país se revolte, que as nossas faces se enrubesçam e que a mocidade se ria!

Discurso do senador Rui Barbosa, Diário do Congresso Nacional,

8/11/1914, p. 2789.


A partir do texto, identifique a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O trecho elaborado por Rui Barbosa permite identificar alguns aspectos:

    -A elite brasileira estava pautada em refletir e absorver o que os moldes europeus forneciam.

    -A música sempre foi um meio de identificação social. Nesse contexto, fica evidente a inconsistência entre um Rui Barbosa brasileiro e um político. De brasileiro, apenas a faixa para tomar cargos públicos. Como político, bem, um político.

    Nesse viés, a alternativa A) faculta uma resposta coerente.

    B) Falsa. Pelo contrário, até hoje o rico não quer a "sua" rotina seja igual, sequer comparada com a de uma pessoa que não seja tão rica quanto ele.

    C) Não foi a Primeira Guerra Mundial que causou isso, foi a própria história do Brasil, desde o sistema de capitânias até o presente momento

    D) Não há entendimento entre o texto da alternativa e o texto. Pelo caráter irônico e crítico, Barbosa dá a entender que arte é o que ele considera arte, não o que é popular.

    E) Não podemos afirmar isso. É uma tradição, não há uma tentativa de impor algo para ser respeitado, mas já existe, simplesmente é do povo, da cultura. Entretanto, a elite, representada por Rui Barbosa, não considerava cultura.

    A

    EsPCEx 2022

  • O texto exposto na questão se referia ao fato de que a esposa do presidente Hermes da Fonseca tenha tocado um tango de Chiquinha Gonzaga. Este tango intitulado pela autora como “Gaúcho" foi apresentado aos representantes do corpo diplomático e a elite carioca. O “Gaúcho" era popularmente conhecido como “Corta Jaca". A indignação de Rui Barbosa foi pelo fato deste tipo de música popular brasileira adentrar os salões da elite do país. 

    A) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois a indignação de Rui Barbosa estava diretamente relacionada à música popular brasileira apresentada pela primeira dama na reunião diplomática. A mudança do regime político não modificou o status quo da elite brasileira que ainda estava atrelada à cultura europeia. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o discurso criticou a apresentação de uma música popular brasileira. Rui Barbosa demonstrou a sua indignação de que tal música de Chiquinha Gonzaga fosse tocada com o mesmo destaque de uma música de Wagner. Além disso, degradou a música por esta ter características opostas às músicas clássicas apresentadas em salões da elite carioca. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o sentimento de nacionalismo começou a surgir mais forte no pós-primeira Guerra Mundial. O Brasil manteve-se neutro na Primeira Guerra Mundial até o momento que submarinos alemães torpedearam o navio brasileiro Paraná. No dia 11 de abril de 1917, o Brasil declarou guerra ao Império Alemão e aos seus aliados. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o programa musical da recepção foi considerado chulo não devendo ser apresentado à elite da sociedade brasileira. Pois, segundo Rui Barbosa, uma música popular não pode ser considerada arte tal qual a do músico erudito Wagner. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a apresentação do tango apelidado de “Corta Jaca" foi alvo de críticas à cultura popular do país. Em seu discurso apresentado no texto da questão, Rui Barbosa criticou a música popular brasileira em detrimento da música europeia. Inferimos assim que a música cosmopolita e europeia seria, de acordo com Rui Barbosa, a que deveria estar presente nos encontros da alta sociedade. 

    Gabarito do Professor: Letra A.