A questão trata da atual pandemia causada pela difusão do novo corona vírus o SARS coV-2. As informações acerca do vírus são disponibilizadas em publicações científicas mas, não é essa a bibliografia necessária para a obtenção das noções adequadas à resposta da questão.
Há que buscar informações na mídia escrita e digital na medida em que não há ainda livros publicados a respeito.
I – VERDADEIRA- Embora muitos digam que o novo coronavírus foi produzido em laboratório com o objetivo de contaminar parte da população do planeta mas, na verdade, ele vem de uma extensa família de vírus encontrados em animais como os citados na afirmativa.
II- VERDADEIRA- A transmissão do novo corona vírus, de pessoa para pessoa, teve como ponto inicial a cidade de Wuhan, na China. Dali se espalhou ao ponto de ter gerado uma pandemia.
III- FALSA- É fato que a Sars CoV2 pode variar desde casos assintomáticos até casos graves e agudos de comprometimento respiratório, podendo levar o paciente à óbito. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde, , a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou apresentarem poucos sintomas . Aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
IV- VERDADEIRA- As máscaras caseiras podem parecer ineficientes e, em ambiente hospitalar o são. Tanto que não podem ser classificadas como IPI mas, são eficazes para evitar o contato com gotículas contaminadas.
A combinação adequada está apresentada na alternativa:
A) INCORRETA - A afirmativa III não é verdadeira a faltam as de número I e IV que estão corretas.
B) CORRETA- As afirmativas verdadeiras são as de número I, II e IV
C) INCORRETA- Está faltando nesta opção a afirmativa II
D) INCORRETA- A afirmativa III está incorreta e falta a número I que está correta.
Gabarito do Professor: Letra B.
O único item incorreto é o III. Por que? Ora, o item erra ao falar que 80% dos casos precisam de atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória. É o contrário!
De acordo com a OMS, cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser ASSINTOMÁTICOS ou OLIGOSSINTOMÁTICOS (poucos sintomas).
Aproximadamente 20% dos casos requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
Resposta: B