SóProvas


ID
5066845
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em janeiro de 2021, o presidente Francês Emmanuel Macron fez duras críticas à produção agropecuária brasileira, afirmando que parte da exportação é derivada do desmatamento amazônico. O produto agrícola ao qual fez referência o presidente francês é:

Alternativas
Comentários
  • E disse mais: “Continuar dependendo da soja brasileira seria endossar o desmatamento da Amazônia. Somos consistentes com nossas ambições ecológicas, lutamos para produzir soja na Europa!”, escreveu Macron.

    A bancada ruralista debate declarações feita pelo presidente, Emmanuel Macron, que faz acusações sem provas de que a cultura tem vínculo com desmatamento ilegal na Amazônia.

  • Gabarito: A

    O presidente da França, Emmanuel Macron, fez duras críticas ao desmatamento da Amazônia. Em sua conta oficial no Twitter, ele citou especificamente a soja brasileira e relacionou o grão com desajustes ambientais. “Continuar dependendo da soja brasileira seria endossar o desmatamento da Amazônia.

    Fonte: https://www.portaldbo.com.br/depender-da-soja-brasileira-e-o-mesmo-que-apoiar-desmatamento-da-amazonia-afirma-macron/#:~:text=O%20presidente%20da%20Fran%C3%A7a%2C%20Emmanuel%20Macron%2C%20fez%20duras%20cr%C3%ADticas%20ao,endossar%20o%20desmatamento%20da%20Amaz%C3%B4nia.

  • Obrigado Bolovo

  • Macron se acha o presidente do mundo, mal cuida do país dele.

  • Informações extras sobre a soja retiradas de outras questões

    -A expansão da soja do Sul para o Centro-Oeste acentuou a concentração fundiária, expropriando camponeses que se deslocaram tanto para as áreas de fronteira agrícola Amazônica quanto para os principais centros urbanos. 

    -A soja utiliza terras produtivas, muitas vezes expulsando vários agricultores de suas terras, uma vez que a monocultura precisa de grandes extensões de terra para plantio. A terra neste caso não é improdutiva, o que acontece é que o solo do cerrado, por ser mais arenoso e ter grande concentração de alumínio, precisa de correção de PH e isto é feito basicamente com pó de cal. 

    -O avanço da soja em direção a grandes porções do território brasileiro deixou um rastro de destruição ambiental, representado pelos desmatamentos principalmente sobre os biomas dos campos limpos, no sul do país; do cerrado, na parte central; e da Amazônia. 

    -A inserção da soja no Centro-Oeste brasileiro foi favorecida pela expansão do sistema de transporte regional, pela constituição do relevo com pequenas elevações que possibilitou o uso da mecanização e pelo desenvolvimento das agroindústrias. 

    -A expansão da soja no Brasil foi favorecida pelas pesquisas produzidas por empresas agrícolas, como a Embrapa;. pelos incentivos fiscais dos governos federal e estadual para a incorporação de novas áreas de produção e pelo avanço dos investimentos em máquinas e na construção de silos e armazéns. 

  • vai cuida da França macrin

  • A quantidade de áreas de cobertura vegetacional original no Brasil ainda é tão grande que essa massa de floresta é capaz de atuar na regulação de fenômenos climáticos em escala global. Devido a isso o desmatamento no Brasil é processo acompanhado por cientistas de todo o mundo e amplamente criticado, sendo o país frequentemente alvo de sanções internacionais por deixar isto ocorrer de forma descontrolada. Sobre o produto agrícola de exportação a que se refere o enunciado buscamos a alternativa correta.
    A) A soja é um produto agrícola com diversas aplicações na indústria e pecuária, com grande participação na produção de rações para a engorda de animais por todo o mundo. É o produto agrícola mais exportado pelo Brasil e sua expansão por áreas florestadas é alvo de críticas por países e instituições de todo o mundo.
    B) Proveniente da cana-de-açúcar é um tipo de cultura que ainda não afeta áreas de vegetação original devido ao seu cultivo ser realizado em locais desmatados há muito tempo atrás.
    C) Cultivo de abastecimento do mercado interno não participa com grande quantidade na pauta de exportações agrícolas do Brasil.
    D) Produto que o Brasil sequer possui autossuficiência e que precisa ser importado em parte para completar o consumo nacional. 

    GABARITO DO PROFESSOR: A