-
A) segregação socioespacial.
-
GABA-A
Segregação sociespacial é a divisão do espaço da cidade por classes sociais(renda).
-
Atualmente, a esmagadora maioria da população brasileira vive em cidades e a urbanização brasileira foi rápida e intensa, fatos esses que tornam o tema ainda mais importante de ser estudado. O texto associado aborda uma característica específica do processo de urbanização e o enunciado questiona qual alternativa apresenta corretamente qual é.
A) A concentração da população com base no custo do espaço produz áreas ocupadas por pessoas de maior poder econômico que utilizam melhores infraestruturas urbanas, segregando necessariamente a população de menor renda e influência para áreas de mais difícil acesso e ou insalubres e desvalorizadas. Alternativa correta.
B) Ocorre quando uma parte de um território político, normalmente de municípios mas também pode ser de estados, obtém a autorização para se tornar um novo município ou estado desmembrado do original. Não há relação entre esse processo e o descrito no texto.
C) Tipo de urbanização em que duas ou mais cidades se adensam crescendo sua área urbana na direção uma da outra formando uma área continuamente urbanizada em que não é possível distinguir pela paisagem a separação entre os municípios. Em geral é um processo orgânico no sentido de não ter sido originalmente planejado, ocorrendo naturalmente de acordo com o crescimento econômico histórico das cidades.
D) Metropolização é o crescimento generalizado de uma cidade que tende a se unir as cidades vizinhas formando grande áreas de influência chamadas zonas metropolitanas. Podem ser consideradas como áreas de metropolização tardia as áreas desenvolvidas em países de industrialização tardia, ocorrida bem após a urbanização das primeiras metrópoles da revolução industrial.
E) Ocorre quando a extrema valorização de terrenos leva a construções verticais que adensam a ocupação valorizando ainda mais os espaços.
Gabarito do professor: A
-
O processo de urbanização tardio observado em nações em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, se deu de modo rápido e mal planejado ao longo do século XX, e produziu como consequência principal as desigualdades sociais entre as diferentes parcelas da população, tendo como parâmetro para sua determinação as condições econômicas das mesmas. Grandes percentuais das populações urbanas nessas nações são excluídas dos benefícios da vida citadina, em um processo conhecido como segregação socioespacial, posto que ao mesmo tempo em que lhes retira o caráter formal de agente social também os exclui dos espaços planejados dentro das cidades.
-
questão p n zerar
-
A segregação sócio espacial é a formação de aglomerados habitacionais compostos pela população de renda mais elevada de um lado e pela população de renda mais baixa de outro, decorrente da ineficiência do Estado em fornecer habitação de qualidade para a sociedade como um todo.
-
GABARITO - A
A segregação representa exatamente o que o texto retrata, pois ela adere mais benefícios à população que contribui mais com a economia a outra que não contribui tanto assim. Seria sem dúvidas um preconceito.
Caveira!
-
A segregação espacial e urbana é quando as classes sociais ficam concentradas em determinadas regiões ou bairros de uma cidade. Essa segregação ocorre em locais onde há uma grande diferença de renda entre os grupos, uns possuem todas as condições de moradia e serviços, e outros não possuem nada parecido.
-
ITEM C - INCORRETO: OS PROCESSOS DE CONURBAÇÃO NÃO FORAM BEM PLANEJADOS, SENDO ESSES, ASSIM COMO OS PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO , RÁPIDOS E CONCENTRADOS.
ITEM D- INCORRETO: O CRESCIMENTO VERTICAL, REFERE-SE A CONSTRUÇÃO DE INÚMEROS EDIFÍCIOS, SEJA PARA MORADIA OU USO EXECUTIVO, NOS CENTROS URBANOS.
-
CAIADO, M. C. S. Deslocamentos intraurbanos e estruturação socioespacial na metrópole brasiliense. São Paulo em Perspectiva, n. 4, out.-dez. 2005.
-
tambem se assemelha como gentrificação
-
CAIADO, M. C. S. Deslocamentos intraurbanos e estruturação socioespacial na metrópole brasiliense. São Paulo em Perspectiva, n. 4, out.-dez. 2005.