SóProvas


ID
5067307
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia

A humanidade, a humanidade do homem, ainda é um conceito completamente novo para o filósofo que não cochila em pé. A velha questão do próprio homem continua por ser inteiramente reelaborada, não apenas em relação às ciências do vivo, não apenas em relação ao que se nomeia com essa palavra geral, homogênea e confusa, o animal, mas em relação a todos os traços que a metafísica reservou ao homem e que nenhum deles resiste à análise.

DERRIDA, J. Papel-máquina. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.

No trecho, caracteriza-se o seguinte tema fundamental do pensamento filosófico contemporâneo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    "A velha questão do próprio homem continua por ser inteiramente reelaborada"

    Qual o proposito do homem no mundo?

  • A questão levantada por Derrida refere-se à crise quanto à natureza do homem e sua humanidade no pensamento filosófico contemporâneo. Antigas certezas quanto à essa natureza foram postas em dúvida ao longo do século XX a partir de novas abordagens, inclusive, metafísicas.

    Gabarito do professor: Alternativa A.
  • Existem duas formas de elaborar o raciocínio para chegar ao gabarito.

    1°) O texto constantemente fala sobre o homem e suas questões. Sendo assim, a letra A garante que o tema fundamental é a crise que o sujeito sofre ao estar na humanidade.

    2°) O foco da filosofia contemporânea é o ser humano, como pode se observar nas teses de Nietzsche, Bauman, Sartre, Hannah Arendt, entre outros. Todos analisavam uma perspectiva da humanidade.

  • Respondi essa pelo seguinte:

    Do que a filosofia trata? É da crise do sujeito.

    O sujeito contemporâneo o que mais tem na vida? É crise!

  • A gente pode chegar a conclusão pensando. A filosofia atual fala sobre oque? A filosofia de Nietzsche, filósofo contemporâneo, debate sobre qual assunto? O Existencialismo. A crise do sujeito.

  • fácil