SóProvas


ID
5067355
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia

Antes que a arte polisse nossas maneiras e ensinasse nossas paixões a falarem a linguagem apurada, nossos costumes eram rústicos. Não era melhor, mas os homens encontravam sua segurança na facilidade para se reconhecerem reciprocamente, e essa vantagem, de cujo valor não temos mais a noção, poupava-lhes muitos vícios.

ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre as ciências e as artes.
São Paulo: Abril Cultural, 1983 (adaptado).

No presente excerto, o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) exalta uma condição que teria sido vivenciada pelo homem em qual situação?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    Jean-Jacques Rousseau, John Locke e Thomas Hobbes são chamados de filósofos contratualistas, os quais debatem sobre questões como a liberdade, modos de governo e ,principalmente, o homem no estado natural.

    Para Rousseau, o homem no estado natural era um "bom selvagem", ou seja, puro e inocente, totalmente livre de vícios e ganâncias.

  • O texto de Rousseau foi escrito para um concurso filosófico no qual o autor procurava demonstrar como a cultura viciava o homem mais do que o tornara melhor. A imagem criada por Rousseau refere-se ao que ficou conhecida como o "estado de natureza", um período anterior à sociedade e suas maneiras ensinadas pelas artes. Nesse estado, o homem teria experimentado uma liberdade plena jamais vivenciada depois de se tornar um ser cultural.

    Gabarito do professor: Alternativa D.
  • Questão interessante. Pode ser resolvida com interpretação.
  • eu não entendi NADA dessa questão! não consegui interpretar para chegar numa resposta :(

  • mdsss eu fiquei muito em dúvida entre C e D, muito parecidas

  • Pela interpretação dessa parte do texto >> '' os homens encontravam sua segurança na facilidade para se reconhecerem reciprocamente, e essa vantagem, de cujo valor não temos mais a noção, poupava-lhes muitos vícios.''

    Note o verbo''encontravam'' no passado. Perceba também a parte que ele diz que ''não temos mais a noção''.

    Assim, observa-se que esse modelo já foi presenciado pela sociedade e que não existe mais hoje. Diante disso, descarta-se todas as alternativas observadas e existentes hoje, seja autogestão, seja vida em comunidade, sobrando apenas o estado de natureza proposto pelo autor.

  • Rousseau é da parte da filosofia contratualista(Hobbes , Rousseau , Loke, Montesquieu), nessa área da filosofia ocorre a centralização da discussão no homem no estado natural e em sociedade.

    Estudem Contrato Social na parte filosófica.

  • Essa é a parte da filosofia que chamamos de contratualista, que ocorreu no período da formação dos estados nacionais e da Reforma Protestante.

    Temos três filósofos que marcaram essa corrente de pensamento:

    Thomas Hobbes: acreditava que o estado de natureza era caótico e que o Estado (governo) tinha um poder legítimo de usar a força para comandar a sociedade. Famoso pela frase "O homem é o lobo do homem" e por defender o absolutismo como forma de governo.

    John Locke: Locke não era pessimista como Hobbes. Para ele, uma sociedade antes do Estado não era caótica porque temos leis inerentes em nós, que evitam o caos. Para ele todo homem tem direitos e pode reivindicá-los quando o Estado não os dá o necessário. Para isso, ele propôs a teoria do contrato social.

    Rousseau: Para ele, o homem nasce livre e viveria em uma sociedade harmônica antes do Estado e da ideia de propriedade privada. Apoiava a democracia. Para ele, o homem é bom, mas a sociedade o corrompe.

  • Eu entendi pq é a D, mas fiquei em dúvida entre a B. Queria saber o erro dela

  • verbo*