-
Correta, E
I - Errada - Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm NÃO se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
II - Correta - Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.
III - Correta - Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives.
Fonte: Cartilha de Segurança.
Diferenças importantes -> MALWARES (gênero):
A. Vírus -> não se executam automaticamente / para serem ativos, dependem da execução do arquivo hospedeiro, o qual foi infectado / inserem cópias de si mesmo em outros programas
B. Worms -> se propagam automaticamente por redes / executam diretamente suas cópias pela exploração automática de programas / não se propagam por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos.
A fé na vitória tem que ser inabalável !
-
( E )
WORM - NÃO PRECISA DE HOSPEDEIRO
Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
VÍRUS - PRECISA
Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
-
Assertiva E
II Uma distinção importante entre vírus e worms é que os vírus precisam de um programa host ativo ou de um sistema operacional ativo já infectado para serem executados, para causar danos e para infectar outros documentos ou arquivos executáveis, enquanto os worms são programas maliciosos autônomos, que se replicam e se propagam por redes de computadores, sem a ajuda das pessoas.
III Os vírus costumam ser anexados a um arquivo executável ou a um documento do Word. Muitas vezes, eles se propagam por compartilhamento de arquivos P2P, por sites infectados e pelos downloads de anexos de e‐mail. Depois que um vírus encontra uma passagem pelo sistema, ele permanece dormente até que o arquivo ou o programa host infectado seja ativado.
-
Gabarito: Letra E
♪ ♫ ♩ ♫
...o WORM é um verme autorreplicante,
nem carece de hospedeiro e ataca num instante;
já o VÍRUS apresenta uma função basilar,
necessita de hospedeiro pra poder se propagar... ♪ ♫ ♩ ♫
---
(CESPE, 2013) Os vírus, ao se propagarem, inserem cópias de seu próprio código em outros programas, enquanto os worms se propagam pelas redes, explorando, geralmente, alguma vulnerabilidade de outros softwares. ✓
[...]
____________
Bons Estudos!
-
Virus precisa arquivo ativo já infectado para serem executados ?? Desde quando . quer dizer se não tiver infectado não pega virus
-
P2P ou peer-to-peer (ponto a ponto, em livre tradução) é uma rede de computadores que compartilham arquivos pela internet. Não há um servidor geral que os armazene e sim usuários que ao mesmo tempo que fazem download, os disponibilizam para que outros busquem arquivos em sua máquina. Nesse sistema cada computador funciona como servidor e cliente ao mesmo tempo.
-
RESUMÃO
VÍRUS:
- Infectam arquivos
- Se propagam para outros arquivos
- Precisam ser executados
- Inserem cópias de seu código em outros arquivos
- Necessitam de um hospedeiro
WORMS
- Infectam dispositivos
- Se propaga AUTOMATICAMENTE pelas redes
- Executam automaticamente
- NÃO necessitam de hospedeiro
- Envia cópias de si mesmo de computador para computador (redes de computadores)
- E-mail é seu principal canal de distribuição
- Combatemos com antispyware
- Propagação: Execução direta de suas cópias; Exploração de vulnerabilidades (programas instalados no computador)
- Problemas: Consumo de muitos recursos; Deixa computador lento
-
Apenas os itens II e III estão certos.
-
II Uma distinção importante entre vírus e worms é que os vírus precisam de um programa host ativo ou de um sistema operacional ativo já infectado para serem executados, para causar danos e para infectar outros documentos ou arquivos executáveis, enquanto os worms são programas maliciosos autônomos, que se replicam e se propagam por redes de computadores, sem a ajuda das pessoas.
então se ele tiver limpo nao pegaria o vírus ? tem que ter algum malware antes ? fiquei na duvida
-
Letra E
O examinador copiou e colou do site da Kaspersky.
Os vírus costumam ser anexados a um arquivo executável ou documento do Word. Muitas vezes, eles se propagam por compartilhamento de arquivos P2P, sites infectados e downloads de anexos de e-mail. Depois que um vírus encontra uma passagem pelo sistema, ele permanece dormente até que o arquivo ou programa host infectado seja ativado. Assim, o vírus é ativado e pode ser executado e replicado no sistema.
Por outro lado, os worms não precisam de um programa host para serem executados, se replicarem e propagarem. Depois que o worm entra no sistema, em geral via conexão de rede ou arquivo baixado, ele pode se copiar várias vezes e se propagar pela rede ou pela conexão de Internet, infectando todos os computadores e servidores mal protegidos. Como cada cópia subsequente de um worm de rede também pode se replicar, as infecções conseguem se propagar com muita velocidade pela Internet e pelas redes de computadores.
https://www.kaspersky.com.br/resource-center/threats/computer-viruses-vs-worms
Cansado de ficar tentando decorar prazos de lei, teclas de atalho ou classificações de doutrinadores usando mnemônicos malucos que apenas quem os inventou entende?
Use Anki, um programa de flashcards totalmente gratuito e open-source (Código Aberto), disponível para Windows, Mac, Linux, iOS e Android.
https://apps.ankiweb.net/
-
Em Segurança da Informação, os códigos maliciosos são os responsáveis pelos ataques que comprometem a privacidade do usuário.
Desenvolvidos por pessoas mal intencionadas, os malwares poderão ter alvos específicos nos dispositivos computacionais ou serem ameaças que poderão obter dados do usuário caso sejam acessados.
A questão apresenta três itens, a saber:
- O item I está errado.
Os worms são vermes, códigos maliciosos que se auto replicam para outros dispositivos da rede através da execução remota do código. Eles não utilizam um programa host (hospedeiro), mas um dispositivo host.
- O item II está correto.
Os worms não utilizam um programa hospedeiro, mas um dispositivo hospedeiro.
Os vírus de computadores utilizam um programa hospedeiro.
- O item III está correto.
O vírus de computador insere o seu código em um programa ou arquivo, e aguarda ser executado para entrar em ação.
Gabarito do Professor: Letra E.
-
A segunda alternativa responde a primeira kkk
Importante saber:
O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática.
capaz de enviar cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos--> virus
programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador-->Worm
-
como assim já infectados?
-
Lembra que worm significa VERME.
-
Na alternativa II fala que precisa de um sistema operacional ativo já infectado para serem executado? Como assim? O sistema só vai ser infectado depois que o virus for ativado.
Faz sentido isso não.