SóProvas


ID
5068951
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A regulamentação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Lei n° 8.080/1990, permitiu deslocamentos decisivos para o acesso e para a concepção do que seja saúde. Especificamente com relação à Atenção Básica, à integralidade e, por seu turno, à psicologia, vale destacar que, apenas com os princípios do SUS, foi possível o estabelecimento do campo da Atenção Primária à Saúde (APS) e, ao mesmo tempo, a possibilidade de consideração, na forma da lei, dos fenômenos psicológicos no SUS como um todo.


Com base nessas informações, julgue o item a seguir.


A igualdade é definida como um dos importantes princípios norteadores do SUS e das políticas públicas que envolvem a Atenção Básica.

Alternativas
Comentários
  • Equidade

  • Questão passível de anulação, pois na doutrina entendemos EQUIDADE, porém, na letra da Lei diz-se IGUALDADE.

    Art. 2º

    § 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

    CAPÍTULO II

    Dos Princípios e Diretrizes

    Art. 7º

    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

  • A Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) de 2017 não refere igualdade como princípio.

  • Vale uma revisada nessa questão aí..
  • principios :

    Universalidade, acessibilidade, vinculo, continuidade do cuidado, integralidade, responsabilização, humanização , equidade e participação social .