SóProvas


ID
5069884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Biológico (IB-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo buscam novas formas para o controle do psilídeo, inseto transmissor do greening, a doença mais destrutiva da citricultura mundial. A estratégia do IB é utilizar inimigos naturais do psilídeo para o seu controle e, assim, fornecer mais opções para as ações de manejo dos citricultores brasileiros.
Um resultado importante do IB na área de controle biológico em citros foi a seleção de besouros de joaninhas predadores que se alimentam de ovos e formas jovens do psilídeo. Segundo estudo coordenado por uma pesquisadora do IB, as populações de joaninhas em pomar orgânico foram mais elevadas, e a diversidade de espécies encontrada foi o dobro da observada no pomar com manejo convencional.
Segundo a pesquisadora, uma tática recomendável ao agricultor consiste em reconhecer as joaninhas para conservá-las no pomar e também utilizar práticas para a atração desses inimigos naturais, como, por exemplo, a manutenção de plantas floríferas. “O manejo seletivo de inseticidas na cultura dos citros é relevante para a sobrevivência das joaninhas no pomar”, destaca a pesquisadora.

Internet: <https://ciclovivo.com.br/> (com adaptações).

Tendo como referência as informações do texto precedente, assinale a opção que apresenta os níveis tróficos ocupados pela joaninha, pelo psilídeo e pelo citro, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    A cadeia trófica é o seguinte: citro -> psilídeo -> joaninha

    Citro é produtor

    Psilídeo é consumidor primário (come o citro)

    Joaninha é consumidor secundário (come o psilídeio, um consumidor primário)

  • A questão traz um texto explicativo sobre o problema com psilídeos, insetos vetores causadores da doença greening, que afeta a citricultura brasileira e mundial, e apresenta possíveis soluções utilizando joaninhas como inimigos naturais desses insetos. Pede-se a alternativa correta dos níveis tróficos que a joaninha, o psilídeo e o citro ocupam, a partir das informações citadas no texto. Uma cadeia alimentar é composta por diversos organismos em níveis tróficos diferentes e se organiza em uma sequência possível de determinado ambiente. Os organismos ocupam níveis tróficos que podem ser classificados como: produtores (1º nível trófico) com seres autótrofos fotossintetizantes, como as plantas (nesse caso o citro); consumidores primários (2º nível trófico) com animais herbívoros que se alimentam dos produtores, como os insetos (psilídeo); consumidores secundários (3º nível trófico) com animais carnívoros ou onívoros que se alimentam dos consumidores primários, como a joaninha. O citro (citrus) é um gênero de plantas que inclui as frutas cítricas. A doença greening (huanglongbing e HLB) é causada pela bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus no Brasil, e sua transmissão ocorre através do inseto vetor psilídeo (Diaphorina citri). (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991; Greening. Disponível em https://www.fundecitrus.com.br/doencas/greening. Acesso em agosto de 2021)
    De acordo com os níveis tróficos das cadeias alimentares apresentadas, a joaninha ocupa o 3º nível trófico como consumidor secundário, que se alimentará dos psilídeos (são os inimigos naturais citados no enunciado); o psilídeo ocupa o 2º nível trófico como consumidor primário, que se alimentará dos citros (frutas); e o citro ocupa o 1º nível trófico como produtor, ser vivo autótrofo fotossintetizante.

      


    Fonte da imagem: site querobolsa.com.br


    Tendo como referência as informações do texto precedente, assinale a opção que apresenta os níveis tróficos ocupados pela joaninha, pelo psilídeo e pelo citro, respectivamente.


    A) decompositor, produtor e consumidor primário. A joaninha ocupa o nível de consumidor secundário, e não de decompositor, alimentando-se de psilídeos; o psilídeo não é um ser autótrofo, sendo consumidor primário e não produtor; e o citro é o produtor fotossintetizante, e não consumidor primário. Incorreta.

    B) consumidor primário, consumidor secundário e produtor. A joaninha ocupa o nível de consumidor secundário, e não de consumidor primário, alimentando-se de psilídeos; o psilídeo não se alimenta dele mesmo, e sim dos citros, sendo consumidor primário; e o citro é o produtor fotossintetizante. Incorreta.


    C) produtor, consumidor primário e consumidor secundário. A joaninha não é um ser autótrofo, ela ocupa o nível de consumidor secundário, alimentando-se de psilídeos; o psilídeo se alimenta dos citros, sendo consumidor primário; e o citro é o produtor fotossintetizante, e não o consumidor secundário. Incorreta.

    D) consumidor secundário, decompositor e consumidor primário. A joaninha ocupa o nível de consumidor secundário, alimentando-se de psilídeos; o psilídeo se alimenta dos citros, sendo consumidor primário e não decompositor; e o citro é produtor fotossintetizante, e não consumidor primário. Incorreta.

    E) consumidor secundário, consumidor primário e produtor. A joaninha ocupa o nível de consumidor secundário, alimentando-se de psilídeos; o psilídeo se alimenta dos citros, ocupando o nível de consumidor primário; e o citro é produtor fotossintetizante, ocupando o nível de produtor. CORRETA.


    Gabarito do Professor: Letra E.