SóProvas


ID
50713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do ambiente Windows, de editores e sistema operacional,
julgue os próximos itens.

No Windows XP, a funcionalidade de mapear unidade de rede oferece a opção de se criar uma espécie de disco virtual em outro computador, mas que só pode ser acessado quando os computadores estiverem conectados em rede.

Alternativas
Comentários
  • Mapeamento é a associação de uma pasta compartilhada em uma rede de computadores a uma letra de unidade disponível em um computador local. Pois alguns usuários devem acessar as mesmas unidades e pastas compartilhadas com freqüência. Esse recurso mapeado é conhecido como unidade mapeada ou unidade de rede. Após mapear um recurso, você poderá acessá-lo da mesma forma que acessaria um volume local.
  • No Windows XP, a funcionalidade de mapear unidade de rede oferece a opção de se criar uma espécie de disco virtual em outro computador, mas que só pode ser acessado quando os computadores estiverem conectados em rede. CORRETO!
  • Obg Maíra excelente resposta!!! ja to esclarecido!

  • Olá a todos,
    Discordo da resposta, pois a função Maper Unidade de Rede do Windows XP não permite criar um disco virtual EM outro computador. Essa função permite criar um disco virtual no seu próprio computador, o qual reflete um disco físico DE outro computador.
    Alguém já conseguiu fazer isso? Pergunto, pois, sinceramente, eu nunca consegui. Somente criar discos virtuais DE outros computadores no computador sendo utilizado.
    Até,
    Ricardo
  • Correto. A pasta/unidade remota precisa estar compartilhada, e no computador de destino, devemos mapear a unidade de rede através do menu Ferramentas. Para sucesso, é preciso que no computador de origem as permissões estejam corretas para o usuário no computador de destino.

  • Mapear uma unidade de rede é selecionar um compartilhamento qualquer de outra máquina da rede e transformá-la em uma

    unidade de disco virtual em nosso computador. Em outras palavras, é criar um “atalho”, na forma de uma unidade de disco, que

    aponta para um compartilhamento em outro micro.

    Para mapear uma unidade, basta acionar o menu (abra com a tecla ALT) Ferramentas e, lá dentro, acionar a opção Mapear

    Unidade de Rede. Dentro da caixa de diálogo que se abrirá deve-se informar a letra que a unidade usará (X:, Z:, qualquer uma) e para

    qual compartilhamento ela apontará.


    Fonte: Informatica para concursos, 5ª ed. Joao Antonio Carvalho