SóProvas


ID
5073394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia

É o conjunto organizado de todos os conhecimentos científicos, empíricos ou intuitivos, empregados na produção e comercialização de bens e serviços. A tecnologia gerada ou aperfeiçoada pela pesquisa e desenvolvimento experimental pode exigir diferentes graus de elaboração até o seu emprego numa unidade produtiva.

                                                                 Dimenstein, Gilberto. Dez lições de Filosofia para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008, p. 77

A ciência normal é como uma solução de quebra-cabeças, que busca verificação e validade em tudo o que faz e realiza. O objetivo da ciência normal é ser produtiva. O que a ciência busca para validar seus procedimentos é uma garantia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A lógica acompanha a ciência e seu método.

    Aristóteles : filósofo que deu a base para a lógica moderna/contemporânea com o metódo dedutivo e silogismo.

  • O termo "ciência normal" me induziu ao erro, pois associei com a concepção de Thomas Kuhn

  • A ciência funciona a partir de preceitos lógicos que fundamentam a cadeia de pensamentos, hipóteses e afirmações. Não se fundamenta por idealismo, se pressupões acima das regras culturais, se afasta das premissas religiosas e também das ideológicas.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Foi o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) que criou o estudo da lógica, ele a chamava de analítica.

    Para ele, qualquer conhecimento que pretenda ser um conhecimento verdadeiro e universal deveria respeitar alguns princípios, os princípios lógicos.

    A lógica (ou analítica) passou a ser compreendida como um instrumento do correto pensar e a definição de elementos lógicos que fundamentam o conhecimento verdadeiro.