Gab. E
Na economia economia informal ou "economia subterrânea", a produção e comercialização de bens e serviços não é reportada oficialmente ao governo.
Exemplo:
- trabalhadores sem registro em Carteira do Trabalho
- sonegação de impostos
- vendas sem notas
- serviços de autônomos sem recibo
Considerando que o Produto Nacional parte da premissa de representar o valor de todos os bens e serviços finais produzidos em determinado período de tempo, a economia informal, de fato, é distorce a fidedignidade do conceito.
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
Questão sobre o PIB em sua modalidade de medição real, isto é, desconsiderando a variação dos preços.
Vamos verificar as alternativas:
A) Errada. O aumento do poder sindical nada tem a ver com o PIB real, esse fator poderia aumentar os salários, melhorar as condições de trabalho e vida dos trabalhadores, mas não subestimar o PIB real.
B) Errada. Mais uma alternativa desconexa, a baixa produtividade do capital pode até diminuir o PIB real, mas não subestimá-lo.
C) Errada. Também alternativa desconexa e a justificativa é exatamente a do item anterior, pois podemos entender como "baixa produtividade do trabalho".
D) Errada. Se o PIB é real, nem há a consideração da inflação, da variação dos preços.
E) Certa. A economia informal ou subterrânea é aquela que não gera estatísticas oficiais para o governo (comércio de rua, por exemplo), está à margem do sistema fiscal e também contábil do Estado. Assim, pode subestimar o PIB real na medida em que este depende das estatísticas das contas nacionais para sua elaboração.
Gabarito do Professor: Letra E.