SóProvas


ID
5073751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca das teorias de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Hildegard Elizabeth Peplau nasceu em 1º de setembro de 1909, em Reading, na Pensilvânia e veio a falecer em 17 de março de 1999, aos 89 anos, em sua casa em Sherman Oaks, Califórnia, após uma trajetória profissional que influenciou a enfermagem a ponto de ela ser considerada a "enfermeira do século" e "mãe da enfermagem psiquiátrica" por ter sido pioneira no desenvolvimento da teoria e prática de Psiquiatria e Saúde Mental(9).

    As idéias de Peplau têm sido incorporadas em outras práticas profissionais de saúde e sua teoria foi introduzida há aproximadamente quarenta anos, época em que os clientes não eram participantes ativos do cuidado que lhes era prestado(10).

    Essa teórica foi introdutora do relacionamento terapêutico enfermeiro-cliente na enfermagem, passando grande parte de sua vida profissional dedicando-se a trabalhos na área da Enfermagem Psiquiátrica. Publicou sua obra Interpesonal Relations in Nursing, em 1952, sua teoria original, a qual foi resultado de seu doutorado em Enfermagem Psiquiátrica(1). A teoria de Peplau foi embasada em conhecimentos das ciências do comportamento, recebendo influências de grandes pensadores da área de psiquiatria, tais como Percival Simonds, Harry Sullivan, Abraham Maslow e Neal Miller(11).

    Para construção da teoria Peplau seguiu a vertente das teorias orientadas para interação(12). Além de ser uma teoria interacionista, também se insere no grupo das teorias explicativas, pois explica como a enfermagem é um processo interpessoal relacionando as causas e efeitos da interação, sendo uma abstração sistemática da realidade que pode contribuir para fundamentar a prática na enfermagem(13)

  • Teoria ambientalista (  Florence Nightingale):Esta teoria destaca as interferências e condições do ambiente que afetam a vida e o funcionamento do organismo, que podem auxiliar na prevenção da doença ou contribuir para a morte. Teoria do auto cuidado (Dorothea Orem): refere-se ao autocuidado, às demandas terapêuticas e aos requisitos para o mesmo. Este autocuidado é a prática de atividades realizadas pelo próprio indivíduo para cura ou melhora de sua realidade; são práticas que buscam a manutenção da vida, da saúde e bem-estar. Teoria das necessidades básica (Wanda Horta): apoia e engloba a leis gerais que regem os fenômenos universais, como a lei do equilíbrio (homeostase): todo o universo se mantém por processos de equilíbrio dinâmico entre os seus seres; adaptação: os seres interagem com seu meio; lei do holismo: o ser humano é um todo, a célula é um todo, esse todo tem potenciais próprios, portanto, individuais (HORTA, 2005). Teoria da Adaptação (Callista Roy): Esta teoria tem por base o homem, que é aquele que recebe e é o motivo do cuidado de enfermagem, do nascimento à morte ele passa pela dicotomia saúde-doença, pois interage com o ambiente, o que exige adaptação (tanto pela mudança do meio à sua volta como pela sua relação com o ambiente). Por exemplo, com a idade subir escadas pode ser determinante para quedas e fraturas. A enfermagem dá apoio e promove a adaptação do indivíduo agindo no processo saúde-doença (Horta, 2005). Teoria Holística (Myra Levine): entende-se que para cada estímulo há respostas que são expressas pelo indivíduo, a fim de regular suas alterações orgânicas, estimuladas por algo externo ou interno. Sendo estas respostas resultantes de uma cadeia de ações que pode interagir com diversas partes orgânicas do corpo, como doenças psicossomáticas. Sendo o ser um todo e integral, intervenções, por mais que sejam direcionadas, terão expressões diversas. sicas
  • A teoria geral de sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy, tem como objetivo analisar a natureza dos sistemas e a inter-relação entre suas partes, assim como a inter-relação entre eles em diferentes espaços, e ainda, as suas leis fundamentais. Alternativa A está errada. 



    As teorias de enfermagem são instrumentos de trabalho que ressalta o conhecimento científico, demonstrando as tendências das visões sobre o processo saúde-doença e a experiência do cuidado terapêutico. A teoria ambientalista de Florence foi a primeira, mas não foi o apogeu das teorias. Alternativa B está errada. 



    A Teoria de Callista Roy (Teoria da Adaptação) destaca-se por entender a pessoa como um sistema adaptativo e holístico e incluir a noção de estímulos que interagem com as pessoas e desencadeiam respostas. Alternativa C está errada. 



    Na verdade, a Teoria de Orem é a teoria do autocuidado e o déficit de autocuidado é um dos pontos a serem trabalhados pelo enfermeiro. Essa teoria pode ser adaptada a qualquer ambiente. Alternativa D está errada. 



    A teoria de Peplau pressupõe o crescimento e o desenvolvimento humano e as ações são influenciadas tanto pelo paciente como pelo enfermeiro. O paciente é um todo biológico, psicológico, espiritual e sociológico. Essa teoria é muito utilizada na enfermagem psiquiátrica. Alternativa E está correta. 



     



    Gabarito do Professor: Letra E 



     



    Bibliografia 


    Matos JC, et al. Ensino de teorias de enfermagem em Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Paraná - Brasil. Acta paul. enferm. 24 (1) • 2011. 


  • Em RESUMO:

    (A)Wanda Horta (1979) -> Teoria das Necessidades humanas básicas.

    (B) Florence Nightingale (1860) -> Teoria Ambientalista. Foi a precursora nas teorias de enf. A questão está errada em dizer que as teorias tiveram seu apogeu com ela.

    (C) Callista ROY (1970) -> Teoria da Adaptação

    (D) Dorothea OREM -> Teoria do AUTOCUIDADO, Déficit do autocuidado e Sistemas de enf. A questão está errada em dizer que é restrita a ambientes de terapia intensiva, e que tem pouca aplicação em ambientes de atenção básica ou clínicas de internação.

    (E) Hildegard Peplau (1952) _> Teoria do RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, que visa a interação entre Enfermeiro, paciente e família. QUESTÃO CORRETA.