O controle do tratamento da tuberculose em crianças e adolescentes assume diversas especificidades: 1. Similar à abordagem terapêutica do paciente adulto, nestes casos a adesão deve ser de toda a família. Em muitos casos há mais de um indivíduo doente em casa: a criança e o adulto que lhe transmitiu a doença.
A escolha da modalidade de TDO a ser adotada deve ser decidida conjuntamente entre a equipe de saúde e o paciente, considerando a realidade e a estrutura de atenção à saúde existente. É desejável que a tomada observada seja diária, de segunda a sexta- -feira. No entanto, se para o doente a opção de três vezes por semana for a única possível, deve ser exaustivamente a ele explicada a necessidade da tomada diária, incluindo os dias em que o tratamento não será observado. O uso de incentivos (lanche, auxílio- -alimentação e outros) e facilitadores de acesso (vale-transporte) está recomendado como motivação para o TDO.
FONTE: manual_recomendacoes_controle_tuberculose
O acompanhamento clínico de crianças com tuberculose é similar ao de adultos, porém a adesão deve ser de toda a família. Alternativa A está errada.
O serviço de saúde deve trabalhar para a adesão ao tratamento do paciente com tuberculose, portanto está correto afirmar que o serviço de saúde deve responsabilizar-se pela adesão ao tratamento quando o paciente recusa o tratamento diretamente observado (TDO). Alternativa B está correta.
As indicações para vacina BCG são: recém-nascidos, contatos de doentes com hanseníase e crianças e adultos HIV positivos. Não é indicado para profissionais da saúde. Alternativa C está errada.
O tratamento da tuberculose é realizado prioritariamente pelas unidades básicas. Caso necessite de internação o período deve ser reduzido ao mínimo possível, limitando-se ao tempo suficiente para atender às razões que determinaram sua indicação. Alternativa D está errada.
Para fins de notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), considera-se tratamento diretamente observado (TDO) aquele executado apenas por profissionais de saúde, não necessariamente a enfermagem. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Tratamento diretamente observado (TDO) da tuberculose na atenção básica : protocolo de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.