SóProvas


ID
5074603
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A portaria 453 (SVS/MS), de 1º de junho de 1998, aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios X diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências. Os princípios básicos que regem este regulamento são: justificação da prática e das exposições médicas individuais, otimização da proteção radiológica, limitação de doses individuais e prevenção de acidentes. Dadas as afirmativas quanto aos princípios básicos de proteção radiológica,


I. A justificação estabelece que as práticas devem ser planejadas, executadas de modo que a magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais sejam tão baixos quanto razoavelmente exequíveis.

II. O princípio de otimização é o princípio básico de proteção radiológica e estabelece que nenhuma prática deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo.

III. Os limites de doses individuais são valores de dose efetiva ou de dose equivalente, estabelecidos para exposição ocupacional e exposição do público decorrentes de práticas controladas, cujas magnitudes não devem ser excedidas.

IV. A prevenção de acidentes estabelece que no projeto e operação de equipamentos e de instalações deve-se minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes (exposições potenciais).


verifica-se que está(ao) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Em geral, as atividades de proteção radiológica seguem quatro princípios fundamentais:

    • Justificativa da prática e das exposições médicas individuais à radiação, pelo qual o benefício gerado pelo uso da radiação se mostre maior que os danos causados por sua aplicação; e essa justificativa para exames radiológicos deve ser feita individualmente, ou seja, considerando a necessidade de exposição e as características particulares do indivíduo envolvido.
    • Otimização da proteção radiológica, que visa preservar a segurança e a saúde dos indivíduos expostos a radiação ionizante em hospitais e outros locais em que se utilizam equipamentos de radiação, incluindo pacientes, profissionais e o público em geral.
    • Limitação de doses individuais, que se aplica ao pessoal ocupacionalmente exposto à radiação ionizante e ao público em geral, mas não a pacientes; esses limites são calculados em doses anuais, considerando a grandeza das doses efetiva e equivalente, o órgão do corpo humano afetado pela radiação ().
    • Prevenção de acidentes em locais de trabalho, com riscos considerados e analisados no projeto das instalações e dos equipamento e nos procedimentos de trabalho que envolvam o uso de fontes de radiação ou material radioativo, de modo a minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes.