-
Também conhecida por “escrituração mercantil ou comercial” e “escrituração tributária ou fiscal”.
Escrituração é o registro cronológico e específico da natureza de todos os fatos que ocorrem na empresa. Uma empresa sem Contabilidade é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento.
Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou natureza jurídica, necessita manter escrituração contábil completa, para controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os seus negócios, com exceção do “pequeno empresário”, na forma definida no “Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte”.
-
ESCRITURAÇÃO é a técnica que busca efetivar os registros dos fatos contábeis nos livros. Ocorre por meio do lançamento, o qual se utiliza do método das partidas dobradas. Ela é uma das técnicas contábeis. As outras técnicas são: Elaboração de demostração contábeis, auditoria e Análise das demonstrações contábeis.
Um exemplo de Lançamento.
fatos contábeis:
venda de um veículo à vista por 50.000,00
escritura assim:
Débito- Caixa.
crédito- Veículos- 50.000,00
gabarito letra "C"
feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!
-
⟶ "Escrituração Contábil: é a técnica por meio da qual se efetuam os registros das ocorrências que afetam o patrimônio de uma entidade. Estas ocorrências recebem a designação de fatos contábeis.
-
✅Letra C.
Escrituração = É o registro dos fatos contábeis. Ocorre por meio do lançamento, o qual se utiliza do método das partidas dobradas.
Escrituração - Livros contábeis = Obrigatórios, facultativos, comuns, especiais, principais, auxiliares, cronológicos, sistemáticos.
Formalidades da escrituração = Temos as EXTRÍNSECAS E INTRÍNSECAS.
Fonte: Aulas do Prof: Buarque, Gran Cursos.
BONS ESTUDOS!!!✍