-
Gab E:
O registro do salário é como se fosse uma provisão:
D - Despesas com salários
C - salários a pagar
Em teoria, você provisiona o salário no começo do mês, prevendo um serviço a ser realizado, até ser alcançado o fator gerador e ser realizado seu pagamento.
O seu pagamento, balizado pelo princípio da competência, é dado por:
D - Salários a pagar
C - Caixa
-
Gabarito: LETRA E
Exemplo: A empresa efetuou o cálculo dos salários dos funcionários do mês, conforme o regime de competência, no valor de R$ 7.000,00. O pagamento será feito somente no dia 15 do mês subsequente.
Aqui temos de saber o seguinte: o salário deve ser reconhecido mês a mês pela empresa como despesa
A contrapartida desta conta de despesa será uma conta de passivo chamada salários a pagar, já que surge uma obrigação para a empresa: a dívida perante os trabalhadores.
O lançamento para reconhecer o salário devido no mês é:
D – Despesas de salários (Resultado)
C – Salários a pagar (Passivo)
Posteriormente, quando o salário for pago, é lançado:
D – Salários a pagar (Passivo)
C – Disponível (Caixa ou bancos – Ativo)
Ok? No nosso caso, portanto, teremos os seguintes lançamentos:
D – Despesas de salários (Resultado)....7.000,00
C – Salários a pagar (Passivo)....7.000,00
-
Trata-se da apropriação da folha de pagamento.
➤ Resolução: Quais os lançamentos a serem realizados na contabilidade referente ao registro dos valores relativos aos salários?
A- Incorreto- O FGTS é um ônus da empresa. Mas não é um valor que vai diretamente para o salário do trabalhador. É equivalente a uma poupança gerida pelo governo. Além do mais, o lançamento correto é por meio do crédito na conta FGTS a Pagar, tendo em vista não ser descontado do trabalhador.
B- Incorreto- Embora o lançamento esteja correto, em regra, o crédito ocorre em conta do Passivo Circulante na conta Salários e Ordenados a Pagar. Isso ocorre devido à apropriação de despesa no final do mês conforme o regime de competência para pagamento no início do mês posterior.
O FGTS é um ônus da empresa. Mas não é um valor que vai diretamente para o salário do trabalhador. É equivalente a uma poupança gerida pelo governo. Além do mais, o lançamento correto é por meio do crédito na conta FGTS a Pagar, tendo em vista não ser descontado do trabalhador.
C- Incorreto- É um lançamento inconsistente conforme se verifica na letra E.
D- Incorreto- A contribuição do INSS, em regra, é descontada do salário do trabalhador para posterior recolhimento ao INSS. Portanto, na contabilização, não debita a conta INSS - Folha de Pagamento (Resultado), por não ser um ônus da empresa. No entanto, há exceção, como o INSS Patronal. Mesmo assim, o lançamento estaria incorreto, uma vez que se trata de INSS a Pagar, e não de INSS a Recolher.
E- Correto- Na apropriação de salário, o lançamento é:
D – Folha de Pagamento (Resultado)
C - Salários e Ordenados a Pagar (Passivo Circulante).
Gabarito: Letra E.