Conforme Machado (2003, p. 51):
O Controle Bibliográfico Universal (CBU), idealizado pela IFLA e adotado pela Unesco, deve ser entendido como um programa com objetivos de longo alcance e cujas atividades levam à formação de uma rede universal de controle e intercâmbio de informações bibliográficas, de modo a tornar prontamente disponíveis, com rapidez e de forma universalmente compatível, os dados bibliográficos básicos de todas as publicações editadas em todos os países.
Gab. E
MACHADO, A, M, N. Informação e controle bibliográfico: um olhar sobre a cibernética. São Paulo, 2003. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/up000023.pdf
Esta questão aborda conhecimentos básicos sobre o Controle Bibliográfico Universal.
O Controle Bibliográfico Universal é uma iniciativa criada na década de 1970 pela UNESCO em parceria com a IFLA com o objetivo de fomentar e estabelecer a criação de repositórios bibliográficos nacionais nos países membros do programa.
O CBU promove o intercâmbio de dados bibliográficos entre os países e agências catalográficas e a padronização das formas de registro.
Com base nestas e outras informações, identificamos:
A) ERRADA. Considerando que o CBU promove o intercâmbio de registros bibliográficos, catalogar uma mesma obra por diversas vezes vai contra esta proposta.
B) ERRADA. Uma das premissas do CBU é a promoção do compartilhamento dos registros de maneira universal além dos interesses de uma nação ou região.
C) ERRADA. Além dos dois mecanismos mencionados, as bibliografias nacionais, a Padronização da descrição bibliográfica, a catalogação e os Sistemas de identificação numérica de documentos como o ISBN e o ISSN também são mecanismos de controle bibliográfico.
D) ERRADA. O ISBD é um padrão para a descrição bibliográfica de documentos.
E) CERTA. As características citadas são premissas importantes para o desenvolvimento do CBU.
Gabarito do Professor: Letra E.