-
GABARITO: LETRA C
São 3 as idades, ou 3 os ciclos, ou 3 os estágios: corrente, intermediário e permanente (assim definidos em 1973, por Jean-Jacques Valette).
Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/administrativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
✅ Letra C
Classificação dos arquivos quanto aos estágios de evolução:
Correntes (1° idade) = Arquivos que guardam documentos mais novos e que estão sendo resolvidos. Arquivos com valor administrativo, jurídico e fiscal.
Intermediários (2° idade) = Arquivos que guardam documentos que já foram resolvidos, mas ainda podem ser questionados.
Permanentes (3° idade) = Arquivos que guardam documentos que já prescreveram e são guardados pelo valor histórico, cultural e probatório.
Fonte: Estratégia Concursos. Erros? Só avisar. BONS ESTUDOS!!
-
O arquivo permanente é o tipo de arquivo onde ficam localizados documentos históricos que, embora não possuam valor administrativo, comprovam a evolução político-administrativa de um município.
Gabarito: Letra C
-
GABARITO C
Arquivo permanente ou terceira idade:
- Refere-se à guarda de documentos que devem ser conservados definitivamente por valor histórico ou documental;
- Não possui mais valor administrativo;
-Secundário.
-
A questão trata da localização dos documentos a partir dos seus estágios de evolução - arquivos correntes, intermediários e permanentes -, a depender do seu valor - primário ou secundário.
Os documentos de valor primário possuem características administrativas, fiscais e legais. Eles podem ser encontrados nos arquivos correntes e intermediários
Os documentos de valor secundário possuem características históricas, culturais, probatórias ou informativas. Eles podem ser encontrados somente nos arquivos permanentes.
A questão procura o tipo de arquivo onde ficam localizados os documentos históricos, ou seja, os documentos de valor secundário. Portanto, a resposta deve ser a letra C, arquivo permanente, pois somente nos arquivos permanentes encontramos documentos de valor secundário, com características históricas.
a) Arquivo público municipal não é uma classificação quanto ao estágio de evolução. Errada.
b) Arquivo público estadual não é uma classificação quanto ao estágio de evolução. Errada.
c) Exatamente. Nos arquivos permanentes encontramos documentos que já cumpriram as funções pelas quais foram criadas (valor primário) e que, devido às características históricas, culturais, probatórias ou informativas que possuem, foram recolhidos para o arquivo permanente. Certa.
d) No arquivo corrente, encontramos os documentos de valor primário, com características administrativas, fiscais e legais. Errada.
e)No arquivo intermediário, encontramos os documentos de valor primário, com características administrativas, fiscais e legais. Errada.
Gabarito do Professor: Letra C
-
LETRA C
a) Arquivo público municipal não é uma classificação quanto ao estágio de evolução. Errada.
b) Arquivo público estadual não é uma classificação quanto ao estágio de evolução. Errada.
c) Exatamente. Nos arquivos permanentes encontramos documentos que já cumpriram as funções pelas quais foram criadas (valor primário) e que, devido às características históricas, culturais, probatórias ou informativas que possuem, foram recolhidos para o arquivo permanente. Certa.
d) No arquivo corrente, encontramos os documentos de valor primário, com características administrativas, fiscais e legais. Errada.
e) No arquivo intermediário, encontramos os documentos de valor primário, com características administrativas, fiscais e legais. Errada.
-
Teoria das Três Idades:
1 - Arquivo de primeira idade ou corrente: constituído de documentos com valor primário em curso ou consultado frequentemente;
2 - Arquivos de segunda idade ou intermediários: constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados;
3 - Arquivos de terceira idade ou permanente: constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa, mas são conservados em razão de seu valor histórico.
Não confundir as três fases ou idades do ciclo vital dos documentos (corrente, intermediária e permanente) com as três fases do programa de gestão de documentos (produção, utilização e destinação). São assuntos diferentes, apesar de relacionados
OUTRAS QUESTÕES DO CESPE SOBRE O ASSUNTO:
(CESPE - Q927412) O arquivo permanente é destinado à guarda de documentos que perderam seu valor administrativo, mas que ainda possuem valor legal ou histórico. CERTO
(CERTO - Q342362) O arquivo permanente é constituído essencialmente de documentos que perderam todo o valor de natureza administrativa, mas que devem ser conservados em razão do seu valor histórico. CERTO
gab.: C
-
Não entendi o pq de não ser a alternativa A.
-
Arquivo permanente: guarda de documentos que devem ser conservados definitivamente por valor histórico ou documental.
-
C
A) arquivo público municipal - Instituição de arquivo.
B) arquivo público estadual - Instituição de arquivo.
C) arquivo permanente - Documentos históricos classificados segundo estágio de evolução, são os arquivos permanentes.
D) arquivo corrente - Documentos que possuem uso frequente, dotados de valor administrativo e legal.
E) arquivo intermediário - Documentos de valor primário, que esperam sua destinação final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.
-
GABARITO - C
Marilena Leite Paes, em sua obra: “Arquivo: Teoria e Prática”, apresenta quatro critérios para a classificação dos arquivos: 1) quanto aos estágios de evolução (correntes, intermediários ou permanentes);
2) quanto à entidade mantenedora (públicos, institucionais, comerciais ou pessoais);
3) quanto à natureza dos documentos (especiais ou especializados); e
4) quanto à extensão de sua atuação (setoriais ou central/geral).
Permanente, portanto, é um dos estágios de evolução dos arquivos
-
Quanto à entidade produtora, os arquivos são classificados em:
• públicos
• privados
Em consonância com o artigo 11 da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, “consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades”.
Exemplos de arquivos privados:
• Arquivos pessoais.
• Arquivos institucionais (de igrejas, instituições de ensino etc.).
• Arquivos comerciais (de empresas), entre outros.
Fonte: Arquivologia para Concursos – Renato Valentini – 4ª edição
-
RESUMINHO PRA AJUDAR
Tipo documental = espécie + função do documento
os documentos classificados quanto à natureza dos documentos podem ser especiais ou especializados.
Já quanto à natureza do assunto dos documentos, podem ser ostensivos ou sigilosos.
Os documentos sigilosos são aqueles que possuem algum nível de restrição quanto à informação registrada no suporte.
Eles possuem três classificações, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12. 527/2011).
▪ Ultrassecretos: documentos que terão as suas informações restritas por, no máximo, 25 anos
▪ Secretos: documentos que terão as suas informações restritas por, no máximo, 15 anos
▪ Reservados: documentos que terão as suas informações restritas por, no máximo, 15 anos