SóProvas


ID
5075968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No ciclo silvestre da doença, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e o homem participa como hospedeiro acidental. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica. Assim, o objetivo da vigilância epidemiológica é reduzir a incidência dessa doença no ciclo silvestre e impedir a sua transmissão urbana.

A doença cujo parasito se enquadra no ciclo de vida biológico descrito anteriormente é denominada

Alternativas
Comentários
  • A febre amarela silvestre é transmitidas pelos Sabethes e Haemogogus

  • Febre maculosa brasileira - Doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsiio carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Alterantiva A está errada. 

    Febre amarela - No ciclo silvestre da doença, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e o homem participa como hospedeiro acidental. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica. Assim, o objetivo da vigilância epidemiológica é reduzir a incidência dessa doença no ciclo silvestre e impedir a sua transmissão urbana. Alternativa B está correta. 

    Febre do Nilo Ocidental - doença causada por um vírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae, é transmitido por meio da picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero CulexO vírus pode infectar humanos, aves, cavalos e outros mamíferos. Seu principal reservatório e amplificador são algumas espécies de aves. Alternativa C está errada. 

    Leishmaniose tegumentar americana - doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. A doença é causada por protozoários do gênero Leishmania. Os insetos pertencentes à ordem Diptera, família Psychodidae, subfamília Phlebotominae, gênero Lutzomyia, conhecidos popularmente, dependendo da localização geográfica, como mosquito palha, tatuquira e birigui, são os principais vetores da Leishmaniose Tegumentar. Alterantiva D está errada. 

    Leishmaniose visceral - é uma zoonose sistêmica causada por um protozoário do gênero Leishmania, transmitido aos humanos e outros animais no Brasil por meio da picada da fêmea de insetos (flebotomíneos) do gênero Lutzomyia, que se infectam ao se alimentar do sangue de animais infectados, principalmente os cães no Brasil. Alternativa E está errada. 




    Gabarito do Professor: Letra B 




    Bibliografia 
    Brasil. Conselho Federal de Medicina Veterinária - CFMV. Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medina Veterinária. Guia de Bolso Leishmaniose Visceral, Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária – 1. ed., – Brasília - DF: CFMV, 2020