SóProvas


ID
50767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca das relações humanas, julgue os itens a seguir.

Visando estimular a equipe de trabalho, o gestor que aumenta o salário de seus colaboradores tem um incremento proporcional no desempenho destes.

Alternativas
Comentários
  • Inicialmente, um aumento de 100% no salário dos funcionários não necessariamente irá incrementar a produtividade em 100% também.
  • Com certeza o desempenho não aumenta nessa proporção. A motivação e a satisfação do funcionário sim, podem ser aumentado proporcionalmente, mas o aumento no desempenho depende de outros fatores com treinamento, ambiente organizacional, chefia, etc.
  • A teoria dos dois fatores de Herzberg explica bem a situação apresentada pela questão,sejam eles:

    Fatores Higiênicos

    Estes fatores são aqueles que referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes etc. Correspondem à perspectiva ambiental. Constituem os fatores tradicionalmente utilizados pelas organizações para se obter motivação dos funcionários. Herzberg considera esses fatores higiênicos muitos limitados na sua capacidade de influenciar poderosamente o comportamento dos empregados. Este, escolheu a expressão "higiene" exatamente para refletir o seu caráter preventivo e profilático e para mostrar que se destinam simplesmente a evitar fontes de insatisfação do meio ambiente ou ameaças potenciais ao seu equilíbrio. Quando esses fatores são ótimos, simplesmente evitam a insatisfação, uma vez que sua influência sobre o comportamento, não consegue elevar substancial e duradouramente a satisfação. Porém, quando são precários, provocam insatisfação.

    Fatores Motivacionais

    Estes fatores são aqueles que se referem ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si. São os fatores motivacionais que produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, isto é, acima dos níveis normais. O termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem um suficiente desafio e significado para o trabalhador

    Para fixar:

    * A satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, são os chamados "fatores motivadores";
    * A insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades) são os chamados "fatores higiênicos"

    Bons estudos!!

  • Apesar de Herzberg propor que salário não é um fator de motivação, a questão não trata das teorias acerca da motivação, mas sim da relação de duas variáveis que não são proporcionais. O desempenho é afetado por outros fatores, inclusive intrísecos.
  • Errado

    Isso na prática não funciona, pois um funcionário até pode aumentar sua produtividade inicialmente após uma promoção ou aumento salarial, mas logo ele irá se acomodar e voltar ao rendimento anterior e com o passar do tempo poderá, inclusive, achar que precisa de um novo aumento. São necessárias então medidas complementares que tragam outros benefícios aos funcionários sem estar vinculados somente ao aumento de renda.

  • Visando estimular a equipe de trabalho, o gestor que aumenta o salário de seus colaboradores tem um incremento proporcional no desempenho destes.

    Errada

    Mais uma questão que o cespe adora restringi.O fato do gestor aumentar o salário não quer dizer que o aumento salarial e proporciona ao desempenho dos funcionários,o que não é verdade.O desempenho depende de vários fatores  como :ambientais,sociais,estruturais,salariais etc.Ou seja,o aumento salário é um fator relativo e não absoluto.

  • Quaisquer bonificações exteriores não influem diretamente nos colaboradores, pois são fatores higiênicos, extrínsecos, como o salário, palestras, brindes, festas....

     

    O que incentiva a pessoa é o que vem de dentro, é o amor verdadeiro, do coração, que mexe com os valores internos, intrínsecos da pessoa.

  • SIMPLES ASSIM: REMUNERAÇÃO NÃO GERA ESTÍMULO PARA AÇÃO, OU SEJA, REMUNERAÇÃO NÃO GERA MOTIVAÇÃO. LOGO, NÃO SE GARANTE UM AUMENTO NO DESEMPENHO.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Salário não motiva. Você pode ganhar milhões e achar seu trabalho uma bosta.

  • Aumento de salário é um fator higiênico e não motiva ninguém.

  • Nos materiais do estratégia concurso é ensinado que quando a questão não fala nada de Herzberg devemos nos atentar, pois dependendo do funcionário salário pode ser sim fator motivacional. 

     

    Nessa questão não foi falado nada a respeito da teoria dos dois fatores, ou seja, tecnicamente ela poderia ser correta. Porém, marquei ela como errada pelo seguinte trecho "tem um incremento proporcional no desempenho destes". 

     

    Mas só por causa disso porque acredito que se toda vez que o gestor quiser resultados ele aumentar o salário a empresa vai viver disso, aumentar salário para ter produtividade.. 

     

    Enfim, talvez não seja o melhor comentário e ajuda, mas foi o que me fez marcar a questão como incorreta e acertá-la... 

  • Só no mundo da teoria que dinheiro não motiva