SóProvas


ID
5077684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

     O ensino religioso (ER), com diferentes concepções, está presente na história da educação e nas legislações brasileiras, mais significativamente a partir do governo provisório de Getúlio Vargas, que, pelo Decreto n.º 19.941/1931, introduziu o ensino religioso facultativo nas escolas públicas, nos cursos primário, secundário e normal. Em toda a trajetória na educação brasileira, o ensino religioso tem-se deparado com questões relativas à compreensão da própria expressão ensino religioso escolar, a seus conteúdos, ao currículo manifesto, à falta de professores na docência de cursos de formação e no cotidiano da sala de aula, ao gerenciamento administrativo para a prática e a efetivação da docência nas escolas e da própria manutenção da disciplina de ER no projeto pedagógico da escola. Independentemente dos trâmites e das concepções de ensino religioso, esse componente curricular, presente na história da educação até a década de 60 do século XX, ficou marcado por conteúdos doutrinários segundo a tradição cristã, de modo especial, sob o predomínio da Igreja Católica Apostólica Romana. A partir da década de 70, ele continuou a existir, acrescido de reflexão quanto à diferença entre ensino religioso, catequese, pastoral da educação e pastoral escolar. As práticas adotadas se diversificaram. Estados implantaram propostas de ER ecumênico e interconfessional cristão. Nas décadas de 70, 80 e 90 do século passado, cada estado organizava seus programas de ensino religioso.

Lurdes Caron. Ensino Religioso: currículo, programas e formação. In: Revista Pistis Praxis –Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 6, n.º 2, p. 627-647, maio/ago. 2014 (com adaptações).

Com base no texto precedente e considerando a história do ensino religioso no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre Ensino Religioso no Brasil

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Para resolver esta questão necessitamos apenas ler e compreender o texto apresentado. Trata-se de uma questão interpretativa. Vejamos cada uma das alternativas.

    A) A história do ensino religioso no Brasil foi dominada por uma visão ecumênica, inter-religiosa e de inclusão das religiões indígenas e afro-brasileiras no currículo.

    Errada! Na verdade, o Ensino Religioso foi marcado por conteúdos doutrinários inerentes à tradição cristã, de modo especial, sob o predomínio da Igreja Católica Apostólica Romana. As visões ecumênica e inter-religiosa começaram a ser praticas mais recentemente, nas últimas décadas do século XX.

    B) A questão que permeia o ensino religioso é fundamentalmente a falta de apoio econômico de padres e pastores.

    Errada! São várias as questões que permeiam o Ensino Religioso, como as relativas: à compreensão da própria expressão “ensino religioso escolar", a seus conteúdos, ao currículo manifesto, à falta de professores na docência de cursos de formação e no cotidiano da sala de aula, ao gerenciamento administrativo para a prática e a efetivação da docência nas escolas e da própria manutenção da disciplina de ER no projeto pedagógico da escola. Podemos verificar que a falta de apoio econômico de padres e pastores não é uma questão fundamental ao Ensino Religioso, considerando o contexto da questão.

    C) Desde o tempo de Getúlio Vargas, o ensino religioso é obrigatório no ensino público brasileiro.

    Errada! A partir do governo provisório de Getúlio Vargas, pelo Decreto n.º 19.941/1931, foi introduzido o ensino religioso facultativo nas escolas públicas, nos cursos primário, secundário e normal.

    D) A partir dos anos 70 do século XX, a reflexão sobre o ensino religioso na escola se concentrou em compreender a diferença de suas práticas e de seus métodos daqueles de outras formas de educação religiosa.

    Certa! A partir da década de 70, o Ensino Religioso continuou a existir, acrescido de reflexão quanto à sua diferença em relação à catequese, à pastoral da educação e à pastoral escolar. Em outras palavras, a reflexão sobre o Ensino Religioso na escola se concentrou em compreender a diferença de suas práticas e de seus métodos daqueles de outras formas de educação religiosa.

    E) O ensino religioso deve pautar-se, em relação a seus métodos, na experiência secular da catequese realizada nas igrejas cristãs.

    Errada! Na verdade, já nas últimas décadas do século XX, o Ensino Religioso começou a adotar práticas relacionadas às visões ecumênica e inter-religiosa, ou seja, extrapolou a tradição secular da catequese realizada pelas igrejas cristãs.


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA D.
  • A partir dos anos 70 do século XX, a reflexão sobre o ensino religioso na escola se concentrou em compreender a diferença de suas práticas e de seus métodos daqueles de outras formas de educação religiosa.