SóProvas


ID
5079214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a opção que indica o ecossistema costeiro, de transição entre o terrestre e o marinho, conhecido como berçário da natureza, formado pela junção de água doce e água salgada, mas com predominância da água salgada dos mares e oceanos. Em Barra dos Coqueiros – SE, esse ecossistema tem grande importância econômica para a população ribeirinha, sendo fonte de alimentação e subsistência.

Alternativas
Comentários
  • manguezal é um ecossistema típico de regiões tropicais e subtropicais, normalmente definidas como zonas de transição entre o ambiente marinho e o terrestre. Um manguezal é formado por árvores e outras espécies arbustivas que são capazes de resistir ao fluxo marítimo – e, consequentemente, ao sal da água do mar. manguezal é a base de um ecossistema biologicamente diversificado, rico e produtivo. Por isso, são lar e local de alimentação de uma série de espécies, muitas das quais estão em extinção. Apesar disso, esse ecossistema costeiro representa menos de 1% de todas as florestas tropicais do mundo. Daí a importância de preservá-lo afinal, ele contribui significativamente para o bem-estar das comunidades costeiras, sendo fonte de renda e de alimentos para milhares de pessoas.

    Além disso, o manguezal é de grande importância para a fauna aquática e abriga enorme biodiversidade, com espécies que buscam esse ecossistema para se reproduzirem. O manguezal tem também relevância econômica, com atividades voltadas para a aquicultura, por exemplo. Existem aproximadamente 70 espécies de árvores de mangue identificadas em todo o mundo. Esse tipo de vegetação tem grande relevância para os ambientes litorâneo e marinho.

  • Complementando...

    Os principais biomas de Sergipe são MANGUEZAL e CAATINGA.

  • A vegetação de Sergipe pode ser dividida entre a porção úmida, a árida e a transição entre as duas. No litoral predominam os (coqueiros e ). No sergipano, a cobertura vegetal típica é a . Entre as duas áreas distribui-se uma faixa da ainda restante. Estima-se que, de toda a cobertura vegetal original do estado, resta apenas 5%.