Conforme Araújo Júnior (2007, p. 25):
A indexação automática pode ser dividida em dois tipos, segundo Lancaster (1998):
Indexação por extração automática: a indexação por extração consiste na retirada do texto de palavras que serão usadas para representar o seu conteúdo.
Indexação por atribuição automática: este tipo de indexação é realizada pelo computador, desenvolvendo para cada termo atribuído uma espécie de 'perfil ', ou seja, um conjunto de palavras e/ou expressões que frequentemente ocorrem nos documentos e que seriam atribuídas por indexadores humanos.
Gab. D
ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
Esta questão aborda conhecimentos referentes aos processos de indexação de documentos.
A indexação automática consiste no uso de tecnologias que processam uma análise nos textos de um documento considerando uma série de critérios para a definição de termos indexadores. Estas tecnologias utilizam algoritmos que fazem uma varredura em partes específicas de um texto, desconsiderando outras partes de acordo com critérios pré-determinados.
A definição dos termos indexadores pode obedecer a dois tipos de orientação:
1. A extração automática dos termos indexadores que retira do próprio do texto as palavras que serão usadas como termos indexadores na representação de seu conteúdo.
2. A atribuição automática dos termos indexadores que utiliza um vocabulário controlado pré-estabelecido para identificar termos similares no texto para basear a indexação.
O segundo tipo de orientação corresponde à alternativa D - Atribuição Automática.
Gabarito do Professor: Letra D.