-
Conforme Blattmann e Weber (2008, p. 471):
O DSpace, software livre desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Laboratórios Hewlett-Packard, é apropriado para a criação e desenvolvimento de bibliotecas digitais e/ou repositórios.
Gab. D
BLATTMANN, Ursula; WEBER, Claudiane. DSpace como repositório digital na organização. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 13, n.2, p.467-485, jul./dez., 2008. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/download/593/694
E conforme o IBICT:
DSpace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. O sistema foi criado de forma a ser facilmente adaptado. Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo. São exemplos de material digital: documentos (artigos, relatórios, projetos, apresentações em eventos etc.), livros, teses, programas de computador; publicações multimídia, notícias de jornais, bases de dados bibliográficas, imagens, arquivos de áudio e vídeo, coleções de bibliotecas digitais, páginas Web, entre outros.
Os repositórios digitais podem ser considerados uma inovação no gerenciamento da informação digital. Editoras, bibliotecas, arquivos e centros de informação em vários países estão criando grandes repositórios de informação digital, contendo diferentes tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais. O DSpace Institutional Digital Repository System (projeto colaborativo da MIT Libraries e a Hewlett-Packard Company) é um dentre vários projetos, atualmente em operação, orientados à criação de repositórios institucionais e à preservação digital.
Fonte: https://ibict.br/tecnologias-para-informacao/dspace
-
Esta questão cobra do candidato conhecimentos específicos sobre o uso de tecnologias da informação na Biblioteconomia.
A Biblioteconomia moderna se apoia cada vez mais no uso de tecnologias da informação visando promover acesso em maior quantidade e qualidade aos usuários de unidades de informação.
O formato MARC e a ISO 2709 promovem o intercâmbio de registros bibliográficos entre bibliotecas, enquanto o protocolo ANSI/NISO Z39-50 é usado na busca e recuperação da informação em sistemas.
Além destes formatos e protocolos, os metadados – utilizados para descrever os documentos – e os metabuscadores - utilizados na busca e recuperação em múltiplos mecanismos de busca - também são grandes auxiliares as bibliotecas modernas no que tange a busca e recuperação da informação.
Com base nestes e outros conhecimentos gerais sobre o tema, identificamos as alternativas como:
A) ERRADA. Os metabuscadores permitem buscas em múltiplos ambientes externos ao do sistema em que é usado.
B) ERRADA. O campo 650 do formato MARC é usado para indicar o assunto do documento.
C) ERRADA. A descrição inverte as funções dos dois itens citados.
D) CERTA. O DSpace é um software usado na criação de bibliotecas e repositórios digitais desenvolvido em parceria estabelecida entre o MIT e a multinacional do ramo da informática HP.
E) ERRADA. Todos os itens descritos são atribuições dos sistemas de segurança da informação.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
A) Por ser institucional, o metabuscador é uma ferramenta de busca que identifica materiais internos e os apresenta em uma única interface; essa ação, no entanto, só é possível com materiais exclusivos da biblioteca, não externos a ela. - Errado. Os metabuscadores buscam em diversas bases de dados ao mesmo tempo em uma interface única. As diversas bases podem tanto ser internas quanto externas.
B) Tanto o padrão de metadados DC (Dublin Core) quanto o formato MARC permitem organizar a informação de recursos eletrônicos e promover a interoperabilidade entre sistemas. Comparando-os, é correto afirmar que o elemento description do DC equivale ao campo 650 (assunto tópico) do formato MARC. - Errado. O campo subject do Dublin Core (assunto) equivaleria ao campo 650.
C) Enquanto ANSI/NISO Z39-50 define os requisitos para que haja o intercâmbio de registros bibliográficos entre sistemas, a ISO 2709, que também é adotada em redes de informação, oferta uma interface única com fins de conectar sistemas diversos entre si, ou seja, promover a interoperabilidade entre aplicações que fazem parte da rede. - Errado. As definições estão trocadas.
D) O DSpace é um software livre adotado para a construção de bibliotecas digitais, desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e pela HP (Hewlett-Packard), fomentado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e exemplificado por inúmeras bibliotecas digitais de teses e dissertações no país. - Certo.
E) Errada. ¨Segundo (Dhillon, 2004), a definição de segurança da informação abarca a confidencialidade, a integridade, a responsabilidade, a honestidade das pessoas, a confiança e a ética. Para além destes aspectos, (Gaivéo, 2008) refere que associado às questões de segurança da informação, existem ameaças, vulnerabilidades, ataques e riscos que podem afetar a atividade dos SI nas organizações, pelo que é essencial proceder à sua identificação e caracterização para uma melhor resposta e proteção dos SI no caso de se verificar alguma destas ocorrências.¨ Fonte: https://www.scielo.br/j/jistm/a/n6HBtP6htxYkTKKrjt9VsRz/?format=pdf&lang=pt