SóProvas


ID
5081092
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A duração do tratamento com anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) na clínica odontológica quase sempre é restrita. Por isso, a incidência de efeitos adversos clinicamente significativos é muito mais rara do que na clínica médica. Sabendo disso, indique “V” para as assertivas que forem verdadeiras, e “F”, para as que forem falsas:

( ) A ação analgésica e anti-inflamatória dos inibidores seletivos da COX-2 é superior àquela apresentada pelos inibidores não seletivos (que atuam na COX-1 e na COX-2).
( ) O uso dos Coxibes deve ser considerado exclusivamente para pacientes com risco aumentado de sangramento gastrintestinal e, de doença cardiovascular.
( ) Todos os AINEs podem causar retenção de sódio e água, diminuição da taxa de filtração glomerular e aumento da pressão arterial sanguínea, particularmente em idosos.
( ) O uso concomitante de piroxicam, ibuprofeno (e provavelmente outros AINEs) com a varfarina, um anticoagulante, pode diminuir o efeito anticoagulante desta e provocar tromboses.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (1) A ação dos inibidores seletivos e não seletivos são similares.

    (2) A vantagem dos inibidores seletivo, é apresentar número reduzido de complicações no trato gastrintestinal, ou seja a parte errada é a que fala das doenças cardiovasculares.

    (3)Correta

    (4) Os AINEs irritam a mucosa gástrica e com isso podem causar sangramentos, o que é agravado pela associação com a varfarina, ou seja, há o AUMENTO do efeito anticoagulante, aumentando o risco de hemorragia.

  • complementando o colega:

    item 2 : o seu uso deve considerado para pacientes com alto risco de sangramento grastrointestinal, mas SEM problemas cardiovasculares, devendo ser evitado em hipertensos, histórico de AVE e doença cardíaca isquêmica.