SóProvas


ID
5081332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o funcionamento do sistema cardiovascular humano, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina, com isso ocorre elevação da frequência cardíaca, broncodilatação, aumento da frequência respiratória. Alternativa A está correta. 

    Durante a prática de exercícios físicos, ocorre aumento da frequência cardíaca a pressão sistólica (PAS) aumenta em proporção ao consumo de O2, ao débito cardíaco e à progressão do exercício, enquanto a pressão diastólica (PAD) permanece relativamente igual ou aumenta apenas levemente. Alternativa B está errada. 

    A frequência cardíaca durante o sono não REM tende a diminuir, porém a frequência cardíaca no sono REM pode aumentar. Alternativa C está errada. 

    A pressão sanguínea tende a ficar mais baixa após a prática de atividade física. Alternativa D está errada. 

    Pressão venosa é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das veias. A pressão venosa diminui progressivamente da periferia para o coração.  A pressão arterial é maior que a pressão venosa. Alternativa E está errada. 

     

    Gabarito do Professor: Letra A 

     

    Bibliografia 

    Barroso et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arq Bras Cardiol. 2020; [online].ahead print. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 

  • O  é constituído por diversas glândulas capazes de sintetizar hormônios. Entre as glândulas desse sistema, podemos citar a suprarrenal, também conhecida como glândulas adrenais, que é , como a adrenalina.

    adrenalina, também chamada de epinefrina, é um hormônio neurotransmissor produzido e estocado pela medula da suprarrenal que é liberado após estímulos de terminações nervosas.

    Normalmente a adrenalina é liberada na corrente sanguínea em situações de estresse e excitação. É comum que nessas situações as pessoas comecem a apresentar taquicardia, sudorese e dilatação das pupilas, respostas conhecidas como reações do tipo luta ou fuga.