SóProvas


ID
5083093
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma gestante com idade gestacional de 40 semanas e 3 dias encontra-se internada no Centro de Parto Normal em trabalho de parto ativo. Está consciente, ansiosa, FC = 130 bpm; FR = 20 irpm; SatO2 = 99%; PA = 125 mmHg x 78 mmHg. Ao exame físico obstétrico, percebe-se dinâmica uterina = 4/45”/10’, contrações de intensidade moderada, não apresentando puxos; frequência cardíaca fetal = 155 bpm. Ao toque, colo pérvio para 10 cm, plano de De Lee 0, bolsa íntegra, feto em posição occipito-direita-anterior (OAD).

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A massagem e o uso de spray de lidocaína na região perineal são recomendados, como medidas para preparo do períneo para o parto. Devem ser realizados imediatamente antes do nascimento.

Alternativas
Comentários
  • Cuidados com o períneo

    136 Não se recomenda a massagem perineal durante o segundo período do parto.

    137 Considerar aplicação de compressas mornas no períneo no segundo período do parto.

    138 Não se recomenda a aplicação de spray de lidocaína para reduzir a dor perineal no segundo período do parto.

    139 Tanto a técnica de ‘mãos sobre’ (proteger o períneo e flexionar a cabeça fetal) quanto a técnica de ‘mãos prontas’ (com as mãos sem tocar o períneo e a cabeça fetal, mas preparadas para tal) podem ser utilizadas para facilitar o parto espontâneo.

    140 Se a técnica de ‘mãos sobre’ for utilizada, controlar a deflexão da cabeça e orientar à mulher para não empurrar nesse momento.

    141 Não realizar episiotomia de rotina durante o parto vaginal espontâneo.

    142 Se uma episiotomia for realizada, a sua indicação deve ser justificada, recomendando-se a médio-lateral originando na fúrcula vaginal e direcionada para o lado direito, com um ângulo do eixo vertical entre 45 e 60 graus.

    143 Assegurar analgesia efetiva antes da realização de uma episiotomia.

    FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

    DIRETRIZES NACIONAL DE ASSISTÊNCIA AO PARTO NORMAL 2017

    PÁGINA: 28