SóProvas


ID
5083159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca das boas práticas no processamento de produtos em centros de material e esterilização (CME).


I Para a descarga de secadoras e termodesinfetadoras e para a carga e descarga de autoclaves, é obrigatória a utilização de luvas de proteção térmica impermeáveis.

II Produtos para a saúde utilizados na assistência ventilatória e na inaloterapia devem ser submetidos à desinfeção por métodos de imersão química líquida, com a utilização de saneantes a base de aldeídos.

III No rótulo de identificação dos produtos para saúde processados, deve conter o nome do produto, o número do lote, a data da esterilização, a data limite de uso, o método de esterilização e o nome do responsável pelo preparo.

IV O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado a cada ciclo de esterilização, com liberação da carga para utilização após leitura negativa do indicador biológico.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • RDC 15 /2012

    I) CORRETA

    Art. 31 O trabalhador do CME e da empresa processadora deve utilizar os seguintes Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de acordo com a sala/área, conforme anexo desta resolução.

    § 1º Para a descarga de secadoras e termodesinfetadoras e carga e descarga de autoclaves é obrigatória a utilização de luvas de proteção térmica impermeável.

    § 2º Na sala de recepção e limpeza, o protetor facial pode substituir o uso de máscara e óculos.

    § 3º Quando não especificado, o equipamento de proteção deve ser compatível com o risco inerente à atividade.

    II) ERRADO

    Art. 12 Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza.

    Parágrafo único. produtos para saúde semicríticos utilizados na assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia devem ser submetidosà limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário, com produtos saneantes em conformidade com a normatização sanitária, ou por processo físico de termodesinfecção, antes da utilização em outro paciente;

    Art. 13 - Produtos para saúde utilizados na assistência ventilatória e inaloterapia, não poderão ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida com a utilização de saneantes a base de aldeídos.

     

    III)  e IV) CORRETAS

    Art. 83 É obrigatória a identificação nas embalagens dos produtos para saúde submetidos à esterilização por meio de rótulos ou etiquetas.

    Art. 84 O rótulo dos produtos para saúde processados deve ser capaz de se manter legível e afixado nas embalagens durante a esterilização, transporte, armazenamento, distribuição e até o momento do uso.

    Art. 85 O rótulo de identificação da embalagem deve conter:

    I - nome do produto;

    II - número do lote;

    III - data da esterilização;

    IV - data limite de uso;

    V - método de esterilização;

    VI - nome do responsável pelo preparo.

     

    Art. 92 Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde.

    Art. 96 O monitoramento do processo de esterilização deve ser realizado em cada carga em pacote teste desafio com integradores químicos (classes 5 ou 6), segundo rotina definida pelo próprio CME ou pela empresa processadora.

    Art. 97 O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado a cada ciclo de esterilização.

    Art. 98 No monitoramento do processo de esterilização dos produtos para saúde implantáveis deve ser adicionado um indicador biológico, a cada carga.

    Parágrafo único. A carga só deve ser liberada para utilização após leitura negativa do indicador biológico.

    Art. 99 O monitoramento do processo de esterilização com indicador biológico deve ser feito diariamente, em pacote desafio disponível comercialmente ou construído pelo CME ou pela empresa processadora, que deve ser posicionado no ponto de maior desafio ao processo de esterilização, definido durante os estudos térmicos na qualificação de desempenho do equipamento de esterilização.

     

  • Segundo a RDC 15 do Ministério da Saúde na subsecção da segurança e saúde no trabalho o trabalhador da CME deve utilizar os Equipamentos de proteção individual (EPI) corretos, e para a descarga de secadoras e termo-desinfetadoras e carga e descarga de autoclaves é obrigatória a utilização de luvas de proteção térmica impermeável. A primeira afirmativa está correta. 



    Produtos para saúde utilizados na assistência ventilatória e inaloterapia, NAO poderão ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida com a utilização de saneantes a base de aldeídos. Segunda afirmativa é falsa. 



    O rótulo dos produtos para saúde processados deve ser capaz de se manter legível e afixado nas embalagens durante a esterilização, transporte, armazenamento, distribuição e até o momento do uso. Sua identificação deve conter o nome do produto, número do lote, data da esterilização, data limite de uso, método de esterilização e nome do responsável pelo preparo. A terceira afirmativa está correta. 



    O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado a cada ciclo de esterilização. Os produtos para saúde implantáveis deve ser adicionado um indicador biológico, a cada carga, que só deve ser liberada para utilização após leitura negativa do indicador biológico. A última afirmativa está correta. 



     



    Gabarito do Professor: Letra D 



  • Não entendi a IV, "O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado a cada ciclo de esterilização" até aqui tudo bem mas "com liberação da carga para utilização após leitura negativa do indicador biológico." Mas o indicador biológico não deve ser utilizado apenas na primeira carga do dia ou seja se eu já passei da primeira carga do dia então eu não preciso refazer a releitura do indicador biológico, isso já foi feito.